Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Atriz de “Anos Incríveis” escreve livros de Matemática

20 de setembro de 2011

Entre 1994 e 1995, a TV Cultura exibiu as seis temporadas de “Anos Incríveis”, seriado americano que mostrava a adolescência do protagonista Kevin Arnold, passada no final da década de 1960. A série, produzida entre 1988 e 1993 nos Estados Unidos, também foi exibida no Brasil pelo Canal 21.

A paquera de Kevin era a garota Gwendolyn Cooper, mais conhecida como Winnie Cooper, interpretada pela americana Danica McKellar. Quando o seriado “Anos Incríveis” foi ao ar nos Estados Unidos, Danica tinha apenas 13 anos.

Hoje, com 36, Danica continua fazendo trabalhos como atriz, mas também é autora de livros de Matemática. Mesmo com a atribulada vida de ensaios e gravações, ela nunca parou de estudar sua matéria preferida. Seu primeiro livro, chamado Math doesn’t suck: How to survive middle-school Math without losing your mind or breaking a nail (“Matemática não é uma porcaria: Como sobreviver à Matemática do colégio sem perder a cabeça ou quebrar uma unha”), ensina a matéria de um jeito semelhante às revistas dedicadas a pré-adolescentes americanas. O objetivo, segundo Danica, é “mostrar que Matemática pode ser fácil – e até um pouco glamurosa”.

No livro, Danica garante que, quando estava na sétima série, nenhuma aula do assunto fazia sentido para ela, mas que desenvolveu afeição pelos números durante a oitava série e os últimos anos de colégio. Ela dá dicas para as meninas que odeiam a matéria:

Tente ler os problemas com sua cabeça, imaginando todo tipo de palavra positiva, como se uma líder de torcida entusiasmada estivesse recitando tudo aquilo. Quanto mais positivo for o pensamento, melhor.
Não economize papel: é maravilhoso pensar no meio ambiente, mas espremer contas apenas para que elas caibam em uma única folha pode fazer com que você pule passos e erre contas. Se quiser entregar a lição de casa de um modo organizado, resolva os exercícios primeiro em uma folha de rascunho.
Fica nervosa em provas? Quando receber as questões, diga: “Olá, prova, vamos nos conhecer um pouquinho”. É como acender as luzes de casa antes de entrar: você quer andar devagar, em corredores escuros, ou alegremente, por toda a parte, sem nenhuma surpresa? Leia todas as questões e comece pelas mais fáceis.

Depois de Math Doesn’t Suck, Danica ainda lançou dois outros livros: Kiss my Math: Showing pre-Algebra Who’s Boss (“Beije minha Matemática: Mostrando à pré-Álgebra quem manda”), em 2008, e Hot X: Algebra Exposed! (“O X quente: Álgebra exposta!”), em agosto do ano passado. Garotas que sabem inglês podem pedir ajuda na lição de casa à própria Danica pelo e-mail math@danicamckellar.com.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

As famosas placas azuis londrinas identificam locais em que personalidades viveram em Londres. Há algumas regras estabelecidas pela comissão que cuida disso. Os homenageados devem ter nascido há mais de 100 anos e precisam ter morrido há pelo menos 20 anos. O primeiro...

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha