Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Atriz de “Anos Incríveis” escreve livros de Matemática

20 de setembro de 2011

Entre 1994 e 1995, a TV Cultura exibiu as seis temporadas de “Anos Incríveis”, seriado americano que mostrava a adolescência do protagonista Kevin Arnold, passada no final da década de 1960. A série, produzida entre 1988 e 1993 nos Estados Unidos, também foi exibida no Brasil pelo Canal 21.

A paquera de Kevin era a garota Gwendolyn Cooper, mais conhecida como Winnie Cooper, interpretada pela americana Danica McKellar. Quando o seriado “Anos Incríveis” foi ao ar nos Estados Unidos, Danica tinha apenas 13 anos.

Hoje, com 36, Danica continua fazendo trabalhos como atriz, mas também é autora de livros de Matemática. Mesmo com a atribulada vida de ensaios e gravações, ela nunca parou de estudar sua matéria preferida. Seu primeiro livro, chamado Math doesn’t suck: How to survive middle-school Math without losing your mind or breaking a nail (“Matemática não é uma porcaria: Como sobreviver à Matemática do colégio sem perder a cabeça ou quebrar uma unha”), ensina a matéria de um jeito semelhante às revistas dedicadas a pré-adolescentes americanas. O objetivo, segundo Danica, é “mostrar que Matemática pode ser fácil – e até um pouco glamurosa”.

No livro, Danica garante que, quando estava na sétima série, nenhuma aula do assunto fazia sentido para ela, mas que desenvolveu afeição pelos números durante a oitava série e os últimos anos de colégio. Ela dá dicas para as meninas que odeiam a matéria:

Tente ler os problemas com sua cabeça, imaginando todo tipo de palavra positiva, como se uma líder de torcida entusiasmada estivesse recitando tudo aquilo. Quanto mais positivo for o pensamento, melhor.
Não economize papel: é maravilhoso pensar no meio ambiente, mas espremer contas apenas para que elas caibam em uma única folha pode fazer com que você pule passos e erre contas. Se quiser entregar a lição de casa de um modo organizado, resolva os exercícios primeiro em uma folha de rascunho.
Fica nervosa em provas? Quando receber as questões, diga: “Olá, prova, vamos nos conhecer um pouquinho”. É como acender as luzes de casa antes de entrar: você quer andar devagar, em corredores escuros, ou alegremente, por toda a parte, sem nenhuma surpresa? Leia todas as questões e comece pelas mais fáceis.

Depois de Math Doesn’t Suck, Danica ainda lançou dois outros livros: Kiss my Math: Showing pre-Algebra Who’s Boss (“Beije minha Matemática: Mostrando à pré-Álgebra quem manda”), em 2008, e Hot X: Algebra Exposed! (“O X quente: Álgebra exposta!”), em agosto do ano passado. Garotas que sabem inglês podem pedir ajuda na lição de casa à própria Danica pelo e-mail math@danicamckellar.com.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This