Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

25 curiosidades dos 25 anos de Os Simpsons

17 de dezembro de 2014

Os Simpsons foram criados em 1987, como um projeto piloto do estreante Matt Groening. No começo, eram segmentos de 20 segundos transmitidos no programa The Tracey Ullman Show. Em 17 de dezembro de 1989, estreou a primeira temporada oficial da série, no canal FOX, com episódios de meia hora. Em homenagem à data, o Blog do Curioso preparou 25 curiosidades sobre Os Simpsons para você:

1.É a série de animação que ganhou mais Emmys na história: já levou 31.


2. No dia 19 de fevereiro de 2012, estreou nos Estados Unidos o 500º episódio da série. Batizado de “At long last leave”, contou com a participação do jornalista australiano Julian Assange, o fundador do Wikileaks, que se envolveu em polêmicas em 2011 ao divulgar documentos secretos do governo norte-americano. Só as séries Lassie e Gunsmoke superam a marca de 500 capítulos.


3. Para que os roteiros assumam a identidade sarcástica da série, cada um deles passa por cerca de 20 escritores, que fazem o possível para que as tiradas atinjam públicos de diferentes regiões, culturas e idades. Além disso, a pintura e o intercalamento dos quadrinhos são feitos na Coreia do Sul, onde o custo é mais baixo. Por isso, cada episódio demora entre oito meses e um ano para ficar pronto.

4. Matt Groening batizou a cidade dos Simpsons de Springfield porque esse é o nome de cidade mais comum nos Estados Unidos (há 121 delas espalhadas pelo país). Em 21 de julho de 2007, foi feita uma eleição pela internet para decidir qual Springfield receberia o lançamento especial do filme dos Simpsons. A vencedora foi a do Estado de Vermont.

5. Também em julho de 2007, como parte da estratégia de promoção do filme dos Simpsons, foi instalada uma rosquinha gigante na tocha da Estátua da Liberdade, em Nova York.

6. A série é composta por cerca de 300 personagens. Os nomes dos protagonistas Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie foram baseados em familiares do criador Matt Groening.

7. No capítulo 467, o artista de rua anônimo Banksy criou a abertura do desenho para denunciar as condições de trabalhos nas fábricas de merchandising da série.

8. No episódio “Feitiço de Lisa”, da temporada 13, em 2002, a família Simpson viaja ao Brasil. Aqui, eles encontram taxistas pilantras, assaltantes, macacos pelas ruas e apresentadoras de TV vulgares. A crítica gerou atritos diplomáticos com o país, mas as piadas de mau gosto não pararam por aí. Em outro episódio, Homer ainda diz: “Gostaria de voltar ao Brasil, mas parece que o problema dos macacos está ainda pior”. E em “A Esposa Aquática”, Lisa diz que Barnacle Bay é o lugar mais nojento que já visitou – depois do Brasil (a frase foi cortada na versão dublada para o português).

9. Em 30 de março de 2014, o Brasil ganhou mais uma homenagem. No episódio “You don’t have to live like a referee”, Homer viaja ao Brasil para trabalhar como juiz da Copa do Mundo. A produção de Os Simpsons foi acusada de ter previsto o desastre da seleção brasileira no campeonato. Realmente, há duas grandes coincidências: no desenho, o Brasil também é derrotado pela Alemanha (por 2 x 0, placar mais discreto do o 7 x 1 da vida real) e o craque do time, El Divo, sofre uma lesão fatal em campo (um exemplo exagerado do que aconteceu com Neymar nas quartas de final da Copa do Mundo).


10. Já viraram personagens da série celebridades como Mel Gibson, U2, Ronaldo, Kim Basinger, Tony Blair, Rupert Murdoch, Nicolas Sarkozy, George Bush, Lady Gaga, Elizabeth Taylor, Michael Jackson, Magic Johnson, Sting, George Harrison, Aerosmith e Ramones. Os Simpsons detêm o recorde de número de participações especiais em uma série de TV.

11. A personagem Marge Simpson beijou uma amiga na boca no episódio “Como o Teste Foi Vencido”, em março de 2009. A cena se passou apenas na imaginação de seu marido, Homer Simpson:

12. Você sabe a idade dos integrantes da família? Homer tem 36 (embora, em alguns episódios, isso vá mudando) e Marge, 34. O garoto Bart é o primogênito, com 10 anos; a estudiosa Lisa tem 8 e a pequena Maggie, apenas 1 aninho. Durante os 25 anos da série, nenhum deles envelheceu.

13. Apesar de Maggie ser novinha, ela não é nada boba. A caçula é conhecida por ter acertado um tiro no Sr. Burns, chefe de Homer, quando ele tentou roubar seu pirulito.


14. Na cidade de Springfield, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado desde o episódio número 10 da 16ª temporada. O episódio foi ao ar pela primeira vez no dia 20 de fevereiro de 2005 e causou polêmica entre as audiências mais conservadoras.


15. Na edição de novembro de 2009 da Playboy, Marge Simpson saiu na capa. Em três páginas de “fotos”, Marge não aparece nua em nenhuma delas. A foto mais picante é uma em que ela está vestida apenas com um baby-doll transparente.

16. Bart também já foi capa de revista: em 1998, a Time o elegeu como uma das mais influentes personalidades do século.

17. Bill Oakley, um dos roteiristas da série, levou os fãs à loucura ao divulgar em sua conta do Twitter algumas sinopses descartadas de episódios. Entre as tramas, havia fantasias sexuais de Homer e a participação especial de Prince.

18. O episódio mais assistido de toda a história dos Simpsons nos Estados Unidos foi “Bart Tira uma Nota Ruim”, de 1990. Ao todo, 33,6 milhões de pessoas viram esse episódio.

19. Os Simpsons estrearam na TV aberta brasileira em 1991, quando a Rede Globo comprou os direitos de exibição do desenho.

20. Todos os personagens de Os Simpsons têm 4 dedos nas mãos, com exceção de um deles: Deus.


21. Danny Elfman compôs a famosa trilha de abertura de Os Simpsons em apenas dois dias.

22. O palhaço Krusty foi originalmente criado para ser uma personalidade secreta de Homer Simpson.


23. “D’oh”, o bordão de Homer Simpson, foi adicionado ao dicionário da língua inglesa Oxford em 2001. Nos roteiros da série, originalmente, aparecia a expressão “grunhido de insatisfação”, traduzida pelos dubladores como “d’oh”.

24. A série é a comédia há mais tempo no ar no horário nobre dos Estados Unidos. Os Simpsons desbancaram Os Flintstones, que, de 1960 a 1966, eram campeões absolutos.

25. Se você resolver se sentar para assistir a todos os episódios de Os Simpsons de uma só vez, prepare-se para se levantar 9 dias depois.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

10 Comentários

10 Comentários

  1. mauro mendes botelho

    muito bom já vi vários desenhos da série legal

    Responder
  2. mauro mendes botelho

    muito bom já vi vários desenhos da série legal

    Responder
  3. Aline

    Adoro!! Um desenho muito crítico, cheio de criatividade!

    Responder
  4. Aline

    Adoro!! Um desenho muito crítico, cheio de criatividade!

    Responder
  5. luiz flavio

    UM DOS MELHORES PROGRAMAS DA TELEVISAO……….

    Responder
  6. luiz flavio

    UM DOS MELHORES PROGRAMAS DA TELEVISAO……….

    Responder
  7. ana paula

    amo os simpsons

    Responder
  8. ana paula

    amo os simpsons

    Responder
  9. Célio

    Mandou bem Marcelo, só faço um pequeno reparo: em alguns episódios Homer declara ter 38a e não 35 como citado no item 12. No mais, forte abraço!

    Responder
  10. Célio

    Mandou bem Marcelo, só faço um pequeno reparo: em alguns episódios Homer declara ter 38a e não 35 como citado no item 12. No mais, forte abraço!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This