- Maxwell Smart, o Agente 86, foi criado em 1965 por Dan Melnick, Buck Henry e Mel Brooks. Mel era fã de James Bond e teve a ideia de criar um personagem que satirizasse 007.
- Melnick conseguiu 7,5 mil dólares da emissora ABC para fazer um piloto do programa. A emissora não gostou. O produtor devolveu o dinheiro e apresentou o episódio-piloto para a NBC. Em 18 de setembro de 1965, estreava um dos seriados de maior sucesso da TV norte-americana.
- A indicação do número 86 foi ideia de Mel Brooks. Ele trabalhava em um restaurante e o número indicava quando algum produto estava em falta. Para ele, em Maxwell Smart, faltava cérebro.
- No Brasil, o programa estreou em 1966, na TV Record. Mesmo depois do cancelamento da série em 1970, as reprises continuaram por aqui.
- A principal companheira de 86 era a Agente 99. Seu verdadeiro nome nunca foi revelado. Ela dizia que, antes de virar agente, era modelo.
- Os dubladores brasileiros do seriado foram Bruno Netto, que emprestou sua voz ao Agente 86, e Ângela Bonatti e Aliomar de Mattos, que fizeram a Agente 99.
- O equipamento de espionagem mais famoso de Max era o sapato-fone, mas o arsenal do espião era enorme. Tinha também o cone-do-silêncio, aparelho que descia do teto para conversas reservadas. Só que, em funcionamento, um não conseguia escutar o que o outro estava dizendo. Ele usou exatos 198 equipamentos diferentes, o que incluía desde a “azeitona transmissora” até um “violino-revólver”.
- A Agente 99 não possuía a mesma quantidade de equipamentos que Max. Foram ao todo 29, de “unhas-fone” até o “batom-nocaute” ou “anel lâmina”.
- Max e a Agente 99 viveram um atrapalhado romance. O grande beijo aconteceu no primeiro episódio da quarta temporada. Eles estavam presos em uma sala e acreditavam que seriam, finalmente, pegos pelos inimigos. Por isso, se declaram e se beijam, fantasiados de Charles Chaplin.
Leia também: o amor nos seriados da TV
- Ao todo, o Agente 86 estrelou 138 episódios em 5 temporadas. Depois do final da série, o personagem apareceu em três filmes: “A bomba que desnuda” (1980), “Agente 86, de novo?” (1988) e “Agente 86” (2008). Nos dois primeiros, Don Adams fez o papel que o notabilizou. Em 2008, o agente secreto foi interpretado por Steve Carell.
40 curiosidades sobre mulheres nas novelas
Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...
0 comentários