Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

15 curiosidades sobre a lenda

24 de abril de 2019

  1. A versão mais conhecida da lenda conta que Artur é concebido quando o rei Uther Pendragon se apaixona por uma mulher casada, Igraine.
  2. Para conseguir passar a noite com ela, Pendragon pede ao mago Merlim que lhe faça parecer com o marido de sua amada. Em troca, se compromete a lhe dar o filho que tivessem.
     
  3. Quando Artur nasce, é levado por Merlim para ser criado por Hector. O pai adotivo o ensina a ser escudeiro de seu filho, Kay, que deseja ser cavaleiro.
  4. Após a morte de Pendragon, a região fica ser governante. Merlim propõe um teste: o novo rei será aquele capaz de retirar a espada encantada Excalibur fincada por ele em uma pedra.
     
  5. Certo dia, Kay perde a Artur que busque a sua espada. Ele não consegue encontrá-la e, vendo a que está na pedra, resolve pegá-la. A arma sai facilmente. O rapaz se torna rei e passa a governar com a ajuda de Merlim.
     
  6. Ele vence os inimigos da Bretanha em sucessivas batalhas, casa-se com a jovem Guinevere e assiste de Camelot, sua morada, um período de paz e fortuna para sua terra.
     
  7. Nesta fase, funda a sociedade dos cavaleiros da Távola Redonda. A mesa onde eles se reúnem para tomar decisões tem forma, o que assegura a igualdade entre todos os seus membros porque não há posições privilegiadas.
     
  8. Um dos cavaleiros de Artur é Lancelot. Ele se torna um dos melhores amigos do rei, mas acaba caindo em desgraça ao se apaixonar por Guinevere.
     
  9. Nesse meio tempo, a meia-irmã de Artur, a feiticeira Morgana, o seduz com um encantamento, e da relação incestuosa nasce Mordred.
     
  10. A decadência de Camelot começa com a procura do Santo Gral, taça em que Jesus Cristo teria usado na última ceia.
  11. Artur também descobre o romance de Lancelot e Guinevere, e condena os dois à morte. Eles conseguem fugir, mas o rei decide persegui-los.
     
  12. Durante sua ausência, Mordred toma o poder. Pai e filho acabam se enfrentando na batalha de Salisbury.
     
  13. Artur mata Mordred, mas é ferido gravemente.
     
  14. Algumas histórias dizem que o rei morre e é cremado.
     
  15. Outras, falam que ele é curado por um grupo de feiticeiras e levado para a ilha de Avalon, de onde voltará quando a Inglaterra estiver em grande perigo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre o Santo Graal

Curiosidades sobre o Santo Graal

O que é a lenda do Santo Graal? O mistério dessa história serviu de inspiração para a aventura de Indiana Jones e a Última Cruzada, lembra? O Graal é o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Segundo a lenda, o discípulo José de Arimateia teria recolhido nele o...

Origem do mito

Origem do mito

Não há provas de que o rei Artur e seus cavaleiros tenham realmente existido. Alguns pesquisadores acreditam que ela surgiu a partir de histórias contadas por bardos celtas sobre um poderoso rei que conseguiu unir e trazer paz ao povo da Bretanha...

Personagens principais

Personagens principais

Rei Artur Nasce da relação adúltera entre Igraine e o rei da Bretanha, Uther Pendragon. Vira governante ao remover uma espada fincada na pedra, teste proposta pelo mago Merlim para escolher o novo monarca dos bretões. Traz um período...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This