Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Linha do tempo – Século 20 e 21

24 de abril de 2019

 

1914
O arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, é assassinado numa visita a Sarajevo, capital da Bósnia-Hezergovina. A Áustria acusa a Sérvia de ser cúmplice do caso e declara guerra ao país. O conflito resulta na Primeira Guerra Mundial.

1936
A Guerra Civil Espanhola começa com um levante militar encabeçado por membros de partidos de direita, católicos e monarquista contra o governo republicano (formado por uma coalisão de centro-esquerda). O conflito termina com a ascensão ao poder do general Francisco Franco, que instaura uma ditadura.

1939
A Alemanha, liderada por Adolf Hitler, invade a Polônia. O país já havia invadido a Áustria e a Tchecoslováquia. O caso ganha proporções internacionais com o ataque japonês a Pearl Harbor no ano seguinte, dando início à Segunda Guerra Mundial.

1948
Cinco países árabes enviam tropas militares para impedir a criação do Estado de Israel. Os israelense reagem e acabam vencendo a Guerra do Oriente Médio. Mesmo assim, ainda hoje há animosidades entre ambos os povos.

1948
A Coréia, dividida em dois territórios depois da Segunda Guerra Mundial, faz uma eleição geral para acabar com o governo militar dos Estados Unidos. O pleito não é reconhecido na porção norte do país. No mesmo ano, Kim II Sung proclama a República Comunista da Coréia do Norte. A Coréia do Sul permanece sob o domínio dos Estados Unidos. Dois anos depois, os norte-americanos resolvem intervir, provocando a chamada Guerra da Coréia.

1954
Uma conferência internacional reconhece a independência do Laos, no Cambodja, e divide o Vietnã em duas partes ? a do Norte, de Ho Chi Minh, comunista, e a do Sul, que se transforma numa república presidencialista. Os guerrilheiros do Vietcong, organização comunista que queria a união com o Norte, entram em ação no Vietnã do Sul. Para barrar o avanço do comunismo, os Estados Unidos resolveram apoiar o governo sul-vietnamita. Tem início a Guerra do Vietnã.

1975
O Timor Leste é invadido pela Indonésia pouco antes de ganhar a independência de Portugal. Segue-se uma sangrenta guerra, que mata milhares de timorenses.

1980
Em plena Guerra Fria, o ditador iraquiano Saddam Hussein ataca uma região petrolífera no Irã. O ataque leva a um confronto de 8 anos entre ambos os países.

1982
Cinco mil argentinos invadem as ilha Falkland (também chamadas de Malvinas), no Atlântico Sul. O local era controlado pela Inglaterra, que reage. A Guerra das Malvinas durou 74 dias.

1990
Em uma ação de apenas 6 horas, Saddam Hussein invade o Kwait. Uma das motivações do ataque era o impasse na determinação das fronteiras da região. Além disso, os iraquianos acusavam os vizinhos de superextrair petróleo, baixando o preço do produto e prejudicando sua economia. Estados Unidos, Inglaterra, França, Arábia Saudita, Egito, Síria, Itália e outros 21 aliados contra-atacaram o Iraque.

2003
Após o ataque a Nova York (EUA), em 11 de setembro de 2001, o presidente norte-americano George W. Bush dá início a uma campanha contra o terrorismo. Uma de suas primeiras medidas é invadir o Iraque para derrubar o ditador Saddam Hussein e procurar armas de destruição em massa. O ditador iraquiano foi aprisionado em dezembro do mesmo ano.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Século 20

Século 20

1914 O engenheiro sueco Gideon Sundback promove melhorias no fecho desenvolvido pelo norte-americano Whitcomb L. Judson e produz o zíper. Ele é usado pela primeira vez em uma peça de vestuário (uma bota de borracha) em 1923. 1923 O...

Linha do tempo

Linha do tempo

  1876 Alexander Graham Bell inventou o primeiro aparelho capaz de transmitir a voz a distância por meio de eletromagnetismo. 1877 Emile Berliner patenteou a primeria central telefônica do mundo. O primeiro telefone foi instalado no Rio de Janeiro (RJ). 1878 D....

Linha do tempo

Linha do tempo

1953 O presidente Getúlio Vargas sanciona a lei que cria a Petróleo do Brasil S.A., indústria estatal com monopólio na pesquisa, lavra, refino e transporte de petróleo.1954 Sete meses depois de sua criação, a...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This