Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Linha do tempo – 1452 a 1969

24 de abril de 2019

 

1452-1519
Leonardo Da Vinci desenhou os esquemas de uma máquina de calcular, capaz de fazer somas e subtrações com algarismos de até 13 dígitos.

1821
O matemático inglês Charles Babbage desenvolve a Máquina Diferencial, uma calculadora mecânica que compila automaticamente diversos tipos de tabelas matemáticas importantíssimas para a época. Esse e outros projetos de Babbage nunca foram construídos, pois as engrenagens da época não tinham a precisão necessária.

1832
Charles Babbage desenvolve agora um plano para a Máquina Analítica. Ela deveria ser capaz de resolver qualquer problema matemático. Esse projeto lançou as bases da computação moderna.

1832-1852
Ada Byron King, filha do poeta inglês Lord Byron, envolve-se com o projeto da Máquina Analítica de Babbage. Em uma de suas cartas, a condessa descreve como usar a máquina para calcular uma série de números. A carta é considerada o primeiro programa de computador da história.

1890
Herman Hollerith, ex-professor de engenharia mecânica, emprega suas máquinas de contagem para totalizar os dados do censo norte-americano. Elas liam os números através de furos em cartões de papelão, foram capazes de totalizar o censo em apenas três meses.

1924
É fundada a IBM, resultado de um trabalho de Herman Hollerith e Thomas J. Watson.

1944
É desenvolvido, na Universidade de Harvard, o Mark I, o primeiro computador elétrico. Era capaz de fazer as quatro operações básicas, além de logaritmos e funções trigonométricas. A máquina tinha 2,5 m de altura por 16 de comprimento, e levava cerca de 10 segundos para fazer uma única divisão.

1945
A tenente da marinha norte-americana Grace Murray Hopper descobre o primeiro bug de computador. Ela viu que uma mariposa presa entre dois contatos da máquina era a causa de um problema no Mark II. O inseto bug foi o responsável pela criação do jargão mais famoso da informática: bug (inseto = problema em um programa de computador).

1946
Surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator And Computer), o primeiro computador eletrônico. Seus circuitos usavam dezenas de milhares de válvulas, exatamente como as dos rádios e televisores antigos, e a geração de calor era tão grande que a sala do Eniac precisava de constante ventilação.

1955
O primeiro Eniac é desligado. Estima-se que em dez anos de operação, a máquina tenha feito mais cálculos do que toda a raça humana em sua existência, até 1945. Ao mesmo tempo, os laboratórios Bell lançam o primeiro computador com transistores. Era menor, muito mais rápido e consumia menos energia.

1958
Jack Kilby, da Texas Instruments, lança o primeiro microchip, um único componente com a função de um circuito eletrônico inteiro. Ao mesmo tempo, um projeto similar é desenvolvido por Robert Noyce, futuro co-fundador da Intel.

1965
Gordon Moore, co-fundador da Intel, ao observar a evolução dos microchips, declara que a capacidade dos microprocessadores deve dobrar a cada 18 meses. Essa afirmação se revelou tão correta que acabou conhecida como a Lei de Moore, que continua válida até hoje.

1969
Entra em operação a Arpanet, uma rede de computadores que ligaria as principais universidades norte-americanas sem o uso de um servidor central. Sua evolução levou à estrutura que conhecemos hoje como Internet.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Século 20

Século 20

1914 O engenheiro sueco Gideon Sundback promove melhorias no fecho desenvolvido pelo norte-americano Whitcomb L. Judson e produz o zíper. Ele é usado pela primeira vez em uma peça de vestuário (uma bota de borracha) em 1923. 1923 O...

Linha do tempo

Linha do tempo

  1876 Alexander Graham Bell inventou o primeiro aparelho capaz de transmitir a voz a distância por meio de eletromagnetismo. 1877 Emile Berliner patenteou a primeria central telefônica do mundo. O primeiro telefone foi instalado no Rio de Janeiro (RJ). 1878 D....

Linha do tempo

Linha do tempo

  1900 O dirigível Zepellin, criado por Ferdinand Von Zepellin, faz seu vôo inaugural. 1903 Os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright conseguem fazer o aparelho Flyer 1 deslocar-se por um minuto no ar após catapultá-lo do alto de um morro. Os dois só...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This