Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Linha do tempo – 1970 a 2001

24 de abril de 2019

 

1970
Nessa década, fabricantes como a IBM e a HP começam a vender ao público microcomputadores baseados em transistores e microchips. Alguns deles já usavam teclados para a entrada de dados e os programas podiam ser armazenados em fitas magnéticas ou em disquetes de 8 polegadas (pouco menores que uma folha de papel sulfite).

1971
O engenheiro Ray Tomlinson divulga o desenvolvimento de um novo meio de comunicação via computadores. É inventado o electronic mail, conhecido popularmente como e-mail. A primeira mensagem foi enviada de Ray para ele mesmo, em computadores diferentes.

1973
A interface gráfica, muito próxima da que conhecemos hoje com o Windows e o Mac OS, é inventada. Engenheiros da Xerox desenvolveram um protótipo chamado Alto, que usava um mouse, ícones para representar programas e documentos, e era capaz de operar em rede. Jamais foi lançado pela Xerox, que não acreditou naquela maluquice.

1977
É desenvolvido o Apple II, primeiro projeto de computador pessoal da Apple Computers. Era baseado no Apple I, um protótipo criado por Steve Jobs na garagem de casa, e que vendeu 200 unidades montadas a mão. Seu projeto foi tão popular que ele foi fabricado, com pequenas variações, até 1993.

1981
É lançado o IBM PC. Seus padrões de funcionamento foram largamente publicados para que outras empresas pudessem desenvolver acessórios. Essa abertura acabou fazendo com que dezenas de fabricantes produzissem clones – computadores compatíveis com o PC. Isso ajudou o PC a tornar-se um estrondoso sucesso comercial, embora os cofres da IBM não tivessem ficado tão cheios assim. Junto com o PC da IBM, foi lançado o primeiro sistema operacional da Microsoft, o MS-DOS 2.0.

1984
A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador pessoal acessível com uma interface gráfica. Era baseado no Lisa, um projeto anterior caro e complexo demais. O Macintosh (nome da maçã preferida de Steve Jobs), por sua vez, conquistou uma legião de fãs que persiste até os dias atuais.

1990
É inaugurado o primeiro provedor comercial de Internet nos Estados Unidos. Nesse ano, a primeira máquina a ser controlada remotamente pela Internet – uma torradeira – é testada.

1991
Engenheiros do Cern, a Organização Europeia de Pesquisas Nucleares, lançam a “World Wide Web”, um meio de facilitar as pesquisas nas universidades do mundo inteiro através da Internet.

1999
Bancos e instituições informatizadas de todo o mundo entram em pânico perante o risco de seus sistemas não estarem aptos a armazenar datas posteriores a 31 de dezembro de 1999, por causa dos dois dígitos usados para representar o ano. Linguagens de programação mortas foram ressuscitadas e profissionais descartados tiveram seus salários supervalorizados. Apesar do pânico, os sistemas foram atualizados e sobreviveram ao “bug do milênio”.

2001
É desenvolvido o primeiro computador quântico da história. A máquina, aplicação prática de uma teoria até então jamais verificada, resolveu uma versão simples de um problema de criptografia. É o primeiro passo de uma tecnologia que pode gerar computadores milhares de vezes mais rápidos que os atuais.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This