Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Esperanto

24 de abril de 2019

 

  • O esperanto foi elaborado pelo oculista e linguista polonês Lejzer Ludwik Zamenhof em 1887. O objetivo era criar uma língua auxiliar universal, para ser adotada pelos povos em relações internacionais.
  • O idioma foi desenvolvido a partir de raízes de palavras escritas de maneira semelhante, e com o mesmo significado, em várias línguas. Ele é composto de 60% de radicais de origem latina, 30% de origem anglo-germânica e 10% de origem diversa.
  • A língua fundamenta-se em dezesseis regras em que procura fixar a derivação e as flexões das palavras.
  • Antes, houve outra tentativa de se criar uma língua universal. Foi o “volapuque”, inventado por João Martinho Schleyer.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Algumas regras do esperanto

Algumas regras do esperanto

  Os verbos são regulares. As palavras devem ser lidas como estão escritas. Não há letras mudas. Toda palavra é paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é sempre a penúltima. O artigo definido é la, tanto para o gênero (feminino e masculino), quanto para o número...

Os números em esperanto

Os números em esperanto

  1   unu   11   dek unu   2   du   20   dudek   3   tri   30    tridek   4   kvar   40   kvardek   5   kvin   50   kvindek   6   ses   60   sesdek...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Paulo Cesar Pires

    Aprendi o esperanto em 2011 pela internet, onde também passei a divulgá-lo pelo meu site pessoal.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This