1. Existem mais de 2.700 línguas e outros 7 mil dialetos no mundo. Dialeto é uma variação regional da língua, com diferentes pronúncias, vocabulário ou significado.
2. A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali. Existem mais de mil línguas na África.
3. Uma das línguas consideradas mais difíceis é o basco, falado nos Países Bascos, na Espanha. Ela não tem relação com nenhuma outra língua do mundo e sua estrutura gramatical é bastante complicada.
4. Os dez idiomas mais falados do mundo atualmente são chinês, inglês, hindu, russo, espanhol, japonês, alemão, indonésio, português e francês.
5. O chinês é falado por quase um bilhão de pessoas. Já o inglês é utilizado como segundo idioma em uma grande área do globo. Cerca de 200 milhões de pessoas falam a língua.
6. Os idiomas se difundem com a migrações. As cinco línguas espalhadas pelo mundo por causa das colonizações são: inglês, francês, espanhol, holandês e português.
7. Em alguns países africanos, o inglês e o francês substituíram os idiomas locais por causa da facilidade didática.
8. Por um longo período, o latim foi o idioma mais falado do mundo. Hoje, a língua oficial da Igreja Católica Romana é cada vez menos utilizada e está prestes a desaparecer.
9. 137 milhões de pessoas em 31 países falam o russo como primeiro idioma.
10. O grupo de línguas indo-europeias é formado pelos idiomas grego, germânico, celta, albanês, românico (ou neolatino), indo-iraniano, balto-eslavo e armênio. Do germânico, surgiram o alemão, o inglês, o escandinavo e o português. Do celta, surgiram o galês, o escocês, o irlandês e o bretão. Do românico, vieram o francês, o romeno, o espanhol, o português e o italiano. Do indo-iraniano, nasceram o persa, o hindustani e o bengali. E do balto-eslavo, vieram o russo, o tcheco, o polonês, o búlgaro, o sérvio-croata, o lituano e o ucraniano.