Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Vera Cruz

24 de abril de 2019

 

  • Franco Zampari e Cicillo Matarazzo fundaram a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1949, para concorrer com a Atlântida. Os estúdios tinham uma área de 25 mil metros construídos, 6 estúdios de filmagem e uma pequena cidade cenográfica. Em 1954, depois de 22 filmes e muito prejuízo, a Vera Cruz fechou as portas.
  • Num terreno de cerca de 90 mil metros quadrados em São Bernardo do Campo (SP), a empresa tinha alguns dos equipamentos mais modernos fora dos Estados Unidos. Nos quatro primeiros anos, ela lançou 20 filmes. A Vera Cruz faliu várias vezes e lançou o último filme em 1976.
  • A empresa conheceu seu momento de glória em 1953, quando o filme O cangaceiro, de Lima Barreto, ganhou um prêmio no festival de Cannes.
  • Entre as produções da Vera Cruz, o ator Amácio Mazzaropi criou o personagem do caipira paulista no filme Sai da frente (1952). Mazzaropi atuou em 32 filmes durante sua carreira.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do...

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Aramis, Porthus e Athos. D’Artagnan era um jovem fidalgo, aspirante a mosqueteiro. Para escrever seu livro, Alexandre Dumas se baseou em Memórias do senhor D’Artagnan, escrito por um tenente da I Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Sim, existiu uma companhia de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This