Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tudo o que você sempre quis saber sobre o Oscar

21 de fevereiro de 2013

O Oscar 2013 é a premiação mais esperada do ano pelos amantes do cinema. Repleta de números, estatísticas, recordes e surpresas, a festa é sempre bastante curiosa. Muitas perguntas, no entanto, passam despercebidas pelos cinéfilos. Agora você encontrou as respostas para tudo o que você sempre quis saber, mas nunca teve a chance de perguntar:

1. Qual é a origem do Oscar?
Em 1927, atores, produtores, cenógrafos e diretores já peregrinavam até Hollywood, a meca das produções de cinema. Diante da agitação e do nobre desejo de apoiar a produção de obras de qualidade, no dia 19 de março do mesmo ano, o presidente dos estúdios Metro-Goldwing-Mayer, Louis B. Mayer, e um grupo de 36 diretores e atores criaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 1929, a Academia decidiu criar um prêmio para escolher os vencedores nas categorias melhor filme, história, diretor, ator, atriz, fotografia e direção de arte. Os premiados levavam uma estatueta chamada The Academy Awards of Merit que, até hoje, é o nome oficial do Oscar.

2. Por que a festa do Oscar é realizada sempre em um domingo?
A tradição foi uma iniciativa da Academia de Cinema, posta em prática em 1999, com dois objetivos: aumentar a audiência do evento, que passou a ser transmitido ao vivo mundialmente, e evitar que os artistas ficassem presos no caótico trânsito de Los Angeles, que costuma ser mais ameno aos domingos. De 1959 a 1998, os Oscars foram apresentados em noites de segunda-feira. Antes disso, a cerimônia era marcada às quintas-feiras.

3. Há um limite de tempo de discurso aos ganhadores do Oscar?
Greer Garson, que levou o prêmio de Melhor Atriz em 1942 pelo filme “Rosa de Esperança”, fez o discurso mais longo da história do Oscar. O pronunciamento da moça virou lenda: há quem diga que durou até 1h30. Mas, contados no relógio, foram 5 minutos e 30 segundos. Depois disso, a Academia impôs o limite de 45 segundos para a duração dos discursos. Quem passa do tempo é cortado com uma constrangedora musiquinha.

4. Quem escolhe os vencedores do Oscar?
Os vencedores são escolhidos por meio de votação entre os membros da Academia de Cinema de Hollywood. Primeiro, essas pessoas votam nas categorias do nicho em que estão inseridas (diretores votam em Melhor Direção, atores votam nas categorias de atuação etc.). É assim que são escolhidos os indicados finais de cada prêmio. Depois disso, cada membro da Academia dá seu voto em todas as categorias, elegendo-se, então, os vencedores.

5. Do que é feita a estatueta do Oscar?
Segundo a própria Academia de Cinema, o troféu atual do Oscar é feito de britânia, um metal composto por estanho e antimônio, banhado em cobre, prata e ouro 24 quilates. A estatueta mede 34,3 cm de altura e pesa 3,9 kg. A base é feita de metal.

6. Por que o prêmio recebeu o nome de Oscar?
O nome oficial do troféu é “Academy Award of Merit” (“Prêmio de Mérito da Academia”). A versão mais famosa dá conta de que a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, ao observar pela primeira vez a estatueta, comentou: “Nossa, parece meu tio Oscar”. Ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu a frase, a publicou e o nome pegou. Outra versão diz que o próprio Skolsky teria inventado o nome para humanizar o prêmio. Por fim, a atriz Bette Davis reivindicou a autoria ao dizer que a estatueta era parecida com as costas do seus então marido Harmon Oscar Nelson.

7. Qualquer filme pode concorrer na categoria Melhor Filme?
Não. Segundo a Academia de Cinema de Hollywood, há pré-requisitos. Todos os filmes devem ter, no mínimo, 40 minutos de duração, e devem ter sido disponibilizados aos cinemas em cópias digitais. Os filmes concorrentes devem ter estreado em algum cinema de Los Angeles (Estados Unidos) entre 1o de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação, sendo exibidos por, no mínimo, sete dias consecutivos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do...

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Aramis, Porthus e Athos. D’Artagnan era um jovem fidalgo, aspirante a mosqueteiro. Para escrever seu livro, Alexandre Dumas se baseou em Memórias do senhor D’Artagnan, escrito por um tenente da I Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Sim, existiu uma companhia de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This