Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As mais famosas cenas de “torta na cara” do cinema e da TV

24 de abril de 2019

A “torta na cara” é muito famosa nos programas de humor da televisão, mas a clássica cena surgiu no cinema. A primeira vez que alguém levou uma torta na cara foi no filme “A Noise From the Deep”, de 1913, dirigido por Mack Sennett. O atingido foi o ator Roscoe Conkling Arbuckle, também conhecido como “Fatty Arbuckle” (no Brasil, traduzido como Chico Bóia). Ele também arremessou tortas, mostrando toda a sua habilidade para jogar duas tortas ao mesmo tempo, em direções opostas.

Veja a lista de algumas cenas de torta na cara:

  1. Um dos filmes de O Gordo e o Magro, “Battle of the Century”, de 1927, dirigido por Clyde Bruckman, tem uma cena com tortas. Para filmar os quase quatro minutos de tortadas, foram necessárias 400 tortas!
  2. Em um dos filmes dos Três Patetas, “In The Sweet Pie and Pie”, de 1941, dirigido por Jules White, há uma de guerra de tortas. O que começa com um tropeço e um bolo na cara por acidente termina em lançamentos generalizados de tortas nos convidados de uma festa.
  3. Em “Cantando na Chuva”, de 1952, dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly, a personagem Lina Lamont, interpretada por Jean Hagen, leva uma tortada na cara.
  4. No filme “The Great Race” (“A Corrida do Século”), de 1965, dirigido por Blake Edwards, acontece uma guerra de tortas na cara, com os atores Jack Lemon, Tony Curtis e Natalie Wood, além de muitos figurantes. A cena acontece em uma espécie de cozinha industrial repleta de tortas e um bolo gigante, que acaba destruído.
  5. Em 1987, estreou nos Estados Unidos o programa “Double Dare”, que chegou ao Brasil no mesmo ano com o nome de “Passa ou Repassa”, que era exibido pelo SBT. Foi em 1989, sob o comando do apresentador Gugu Liberato, que a torta na cara começou a fazer parte do programa. Quem errava uma pergunta era lambuzado por uma torta feita apenas de chantili. Gugu repetia: “Quem sabe, responde, quem não sabe, leva torta na cara!”.
  6. O seriado mexicano “El Chavo del Ocho”, que estreou no Brasil com o nome “Chaves”, tem muitas cenas de torta na cara. Uma delas é a do episódio em que a personagem Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) faz tortas com creme de barbear para brincar com Chaves (Roberto Gómez Bolaños) e Quico (Carlos Villagrán). A brincadeira acaba com uma guerra de tortas na cara entre as crianças e os personagens Florinda (Florinda Meza) e Madruga (Ramón Valdés).
  7. Na novela “Chocolate com Pimenta”, de 2003, uma das cenas de torta na cara aconteceu em uma festa de réveillon, que terminou com todos os personagens cobertos de chantili. A outra foi uma briga entre a mocinha, Ana Francisca (Mariana Ximenes), e Olga (Priscila Fantin). Ana atirou em Olga, que estava vestida de noiva. A malvada retrucou com outros doces da festa, e começou a batalha de doces.
  8. No dia 2 de outubro de 2008, a apresentadora Xuxa participou do programa de Ana Maria Braga, e as duas trocaram tortas na cara. Em 10 de dezembro do ano seguinte, elas repetiram a proeza, e o programa terminou com a apresentadora e a convidada completamente lambuzadas.

Está achando que esquecemos de incluir na lista a novela “Guerra dos Sexos” (1983)? A cena do café da manhã de Otávio (Paulo Autran) e Charlô (Fernanda Montenegro) tem apenas 50 segundos e entrou para a história da TV. Mas não há torta na cara. Eles fazem uma guerra com leite, açúcar, café, suco de laranja… A antológica foi repetida nova versão de “Guerra dos Sexos”, em 2013, com Tony Ramos e Irene Ravache.

Leia também: Amanhã é o “Dia da Torta na Cara”

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This