Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

15 curiosidades sobre o Superman

24 de abril de 2019

1. A saga do Homem de Aço ganhou quatro edições no cinema: Superman – O Filme (1978), Superman II – A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV –  Em Busca da Paz (1987). Esse último teve seu roteiro escrito pelo ator Christopher Reeve, que interpretou o herói em todos os filmes.

2. Em 2001, a Warner lançou uma edição especial com cenas inéditas de Superman – O Filme (1978). Ela faz parte da caixa com os três primeiros filmes em DVD colocada no mercado pela Warner em 2003.

3. O autor do roteiro dos dois primeiros longas, Mario Puzo, de O Poderoso Chefão, não sabia muito sobre o personagem quando assumiu o projeto. Por isso, ele recorreu a Julius Schwartz, responsável pela revista do super-herói nos anos 70 e 80, que lhe cedeu diversas edições dos quadrinhos. 

4. No rascunho inicial de Puzo, o jornalista Clark Kent trabalhava como repórter televisivo.

5. O salário pago ao ator Marlon Brando para interpretar Jor-El, pai do Superman, foi de 4 milhões de dólares por duas semanas de trabalho. Ele aparece apenas 10 minutos em todo o filme.

6. A pré-produção do longa deveria ter acontecido em Roma, na Itália. Mas a moeda do país passou por uma supervalorização e os produtores foram obrigados a mudar as locações para a Inglaterra.

7. Arnold Schwarzenegger, Charles Bronson e Kris Kristopherson estão entre os nomes que tentaram o papel do Homem de Aço. Até o dentista da esposa de Ilya Salkind, um dos produtores do projeto, fez um teste, porque a mulher achava que o sujeito tinha a cara do personagem nos quadrinhos.

8. Marlon Brando estava tão descontente com o papel de Jor-El que chegou a sugerir ao diretor Richard Donner que filmasse um bastão verde como o personagem. Caberia a ele apenas fazer a dublagem dos diálogos. A justificativa para tal ideia foi: “Ninguém sabe como um kriptoniano se parece mesmo”.

9. As cenas iniciais do longa tiveram que ser refeitas porque o corpo de Reeve mudou muito depois que ele começou sua preparação física. O responsável por essa brusca alteração foi David Prowse, que mais tarde vestiu o traje negro de Darth Vader na saga Star Wars (Guerra nas Estrelas).

10. O uso de projeções de fundo com lentes especiais em câmeras móveis tornou possível a realização das cenas nas quais Superman voa.

11. Em 2001, entrou no ar pelo canal Warner o seriado Smallville, que fala sobre a adolescência de Clark Kent.

12. A Warner deu início em julho de 2004 ao projeto de filmagem da quinta edição da saga do super-herói. A princípio, quem dirigia o filme seria McG, o mesmo que transpôs para as telas as aventuras do trio de detetives As Panteras. Mas ele abandonou o trabalho por discordar do orçamento e locação estabelecidos pelo estúdio. McG queria gravar em Nova York (EUA), ao contrário da Warner, que optou pela Austrália.

13. O personagem foi eleito o super-herói mais popular do cinema de todos os tempos. A rede de cinemas UCI da Grã-Bretanha realizou a votação no lançamento do filme Os Incríveis, em dezembro de 2004. Os outros colocados foram: Demolidor, Wolverine, do X-Men, e as Tartarugas Ninjas.

14. Em 2006, foi lançada a quinta versão cinematográfica das aventuras do super-herói.

15. Kevin Spacey e Kate Bosworth estão no elenco de Superman Returns (O Retorno do Super-Homem). O ator Brandon Routh ganhou o papel do protagonista.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Aramis, Porthus e Athos. D’Artagnan era um jovem fidalgo, aspirante a mosqueteiro. Para escrever seu livro, Alexandre Dumas se baseou em Memórias do senhor D’Artagnan, escrito por um tenente da I Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Sim, existiu uma companhia de...

Gente de verdade que inspirou personagens da ficção

Gente de verdade que inspirou personagens da ficção

Alexander Selkirk (Robison Crusoe) O marinheiro escocês Alexander Selkirk (1676-1721) reclamou das condições do navio Cinque Ports em que viajava e pediu que o deixassem numa ilhota chamada Más-a-Tierra, no Pacífico Sul, a 670 quilômetros da costa do Chile, hoje...

A história e curiosidades do detetive Dick Tracy

A história e curiosidades do detetive Dick Tracy

O detetive Dick Tracy foi criado pelo cartunista americano Chester Gould (1900-1985) em 1931.  Ele apareceu pela primeira vez no "Detroit Mirror" de 4 de outubro, um domingo. Dick, diminutivo de Richard, decidiu combater o crime depois do assassinato do pai de sua...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This