- A trilogia conta as aventuras de Indiana Jones, um professor de arqueologia chamado Henry Jones Júnior que é, na verdade, um grande aventureiro. Os nomes dos filmes são: “Caçadores da Arca Perdida” (1981), “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1984), “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) e “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008)
- Os três filmes foram dirigidos por Steven Spielberg e Indiana Jones sempre foi interpretado por Harrison Ford.
- O herói foi batizado por George Lucas com o mesmo nome de seu cachorro, da raça malamute. Já a musa Willie, par romântico de Indiana Jones em “O Templo da Perdição”, recebeu este nome de Steven Spielberg, também inspirado em seu cãozinho.
- O roteiro original do filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição” tinha uma cena longa de um duelo entre Indiana Jones, armado somente com um revólver, e um homem que fazia malabarismos com uma espada. Na hora da filmagem, porém, a cena teve que ser mais curta. Motivo: Harrison Ford estava com diarréia.
- Em “Caçadores da Arca Perdida”, as cenas vividas na cidade do Cairo, Egito, foram gravadas na Tunísia. Como a ação se passa nos anos 1930, a equipe teve que tirar, e depois recolocar, cerca de 300 antenas de televisão nos telhados das casas.
- Ainda em “Caçadores da Arca Perdida”, em uma das colunas do Poço das Almas, local onde estava a Arca da Aliança, há um hieróglifo com a figura do robô R2D2, de “Guerra nas Estrelas”.
- Em outra cena no Poço das Almas, em “Caçadores da Arca Perdida”, cerca de 1 mil cobras foram providenciadas pela produção. Spielberg achou pouco e quis mais 7 mil.
- No último episódio da trilogia, o ator Sean Connery fez o papel do pai de Indiana. Na vida real, no entanto, Harrison Ford é somente 12 anos mais novo que Sean.
- Steven Spielberg anunciou, no final de 2006, que faria um quarto filme: “Indiana Jones e o Reino da Caverna de Cristal”, que estreou em todo o mndo em maio de 2008.
- No final de setembro de 2007, computadores e fotografias com materiais do novo filme de Indiana Jones foram roubados.