Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tropa de Elite

24 de abril de 2019

 

  • O polêmico filme é inspirado no livro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Sopares, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, e André Batista e Rodrigo Pimentel, ex-integrantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).
     
  • O filme, dirigido por José Padilha, custou R$10,5 milhões.
     
  • Em sua primeira sessão pública, no dia 18 de setembro de 2007, no Festival Internacional de Cinema do Rio, os 300 ingressos disponíveis se esgotaram em uma hora.
     
  • Antes mesmo de ser finalizado o filme se transformou em um fenômeno da pirataria. Um funcionário da empresa contratada para fazer as legendas de “Tropa de Elite” copiou o filme e emprestou a um amigo e a um ator do longa. Semanas antes do lançamento oficial, a versão não-finalizada já era vendida por camelôs.
     
  • Integrantes do Bope entraram na Justiça para que o filme não fosse exibido nas salas de cinema, alegando ser ofensivo à instituição. A ação foi iniciada antes do lançamento do filme – logo, pode-se concluir que os integrantes do Bope assistiram à versão pirata de “Tropa de Elite”. A solicitação foi vetada pela juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro.
     
  • O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que viu o filme em um DVD pirata. Mais tarde, desconversou e disse que assistiu ao filme com o diretor José Padilha.
     
  • Uma pesquisa feita pela Datafolha, publicada no dia 6 de outubro de 2007, revelou que mais de 1,5 milhão de pessoas assistiram a “Tropa de Elite” em DVD piratas.
     
  • O filme estreou no dia 5 de outubro de 2007 em 171 salas de cinema do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nos três primeiros dias de exibição 180 mil pessoas assistiram à “Tropa de Elite”, uma média de 1052 pessoas por sala.
     

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades aleatórias de animais na tela do cinema

Curiosidades aleatórias de animais na tela do cinema

A "volta ao mundo em oitenta dias" foi um verdadeiro zoológico cinematográfico: 8.552 animais participaram das filmagens. A saber: 3.800 ovelhas, 2.448 búfalos, 950 burros, oitocentos cavalos, 512 macacos, 17 touros, 15 elefantes, seis gambás e quatro avestruzes....

Qual foi o primeiro filme de terror?

Qual foi o primeiro filme de terror?

Como se já não bastasse ter criado a lâmpada, a locomotiva elétrica, o microfone, o fonógrafo e o próprio projetor de cinema, o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) também tem o filme de terror em seu rol de invenções: é "Frankenstein", produzido por ele em 1910....

Chucky, o brinquedo assassino

Chucky, o brinquedo assassino

  O psicopata Charles Lee Ray é assassinado dentro de uma loja de brinquedos. Ao ser baleado, ele diz algumas palavras no ouvido de um boneco Bonzinho, personagem de um desenho animado de sucesso na TV. Nesse instante, um raio cai sobre a loja e a alma do bandido...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This