Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 6 filmes brasileiros

24 de abril de 2019

1. Cidade de Deus (2002)
O filme foi inspirado no livro homônimo escrito por Paulo Lins. O autor passou 8 anos entrevistando e recolhendo dados junto aos moradores do conjunto habitacional do Rio de Janeiro onde ele foi criado. A maioria das pessoas que atuaram no longa eram moradores de favelas. Participaram da produção 60 atores principais, 150 secundários e 2.600 figurantes. A produção custou 3.300 milhões de dólares.

2. Carandiru (2003)
O livro do médico Dráuzio Varella, no qual o filme se baseia, foi escrito a partir de depoimentos colhidos por ele durante o tempo que participou de um programa de prevenção à Aids na Casa de Detenção de São Paulo. A prisão foi construída dentro do complexo penitenciário do estado de São Paulo. Um grupo de 2.700 atores se inscreveram para os testes de elenco. Destes, só 120 foram chamados. O ator Rodrigo Santoro disputou o papel de Lady Di com outros 10 atores, entre eles um travesti. Para interpretá-lo, ele passou 24 horas confinado no presídio desativado.

3. O Homem que Copiava (2003)
O diretor Jorge Furtado demorou 5 anos para finalizar o roteiro do filme. A versão final do filme tem 1448 planos.  Ele foi filmado em exatos 43 dias e contou com uma equipe de 80 pessoas e 300 figurantes.

4. Tropa de Elite (2007)
O polêmico filme é inspirado no livro “Elite da Tropa”, de Luiz Eduardo Sopares, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, e André Batista e Rodrigo Pimentel, ex-integrantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). Dirigido por José Padilha, custou R$ 10,5 milhões. Antes mesmo de ser finalizado o filme se transformou em um fenômeno da pirataria. Um funcionário da empresa contratada para fazer as legendas de “Tropa de Elite” copiou o filme e emprestou a um amigo e a um ator do longa. Semanas antes do lançamento oficial, a versão não-finalizada já era vendida por camelôs.

5. Última Parada 174 (2008)
Conta a história de Sandro Barbosa do Nascimento, que ficou conhecido no país depois de sequestrar um ônibus no Rio de Janeiro, no dia 12 de junho 2000. O desfecho do sequestro foi o momento em que Sandro deixa o ônibus usando a professora Geísa Firmo Gonçalves como escudo. Um policial do Batalhão de Operações Especiais tentou atirar em Sandro, mas errou e atingiu a professora de raspão. Geísa levou outros três tiros nas costas, disparados por Sandro, e morreu. Para gravar essa cena, a equipe do diretor Bruno Barreto escolheu o local exato da ocorrência, no Jardim Botânico, como cenário.

6. O Bem Amado (2010)
Dos 48 mil habitantes de Marechal Deodoro (AL), onde o filme foi rodado, cerca de 10% participaram como figurantes. Os atores trabalharam sob sol de 45ºC. Em um único dia ensolarado, foram consumidos 1.520 copos d’água. O gasto com a produção do filme foi de 8,3 milhões de reais. Somente para a construção dos três cenários, foram gastos 700 mil. A produção contou com uma equipe de 150 pessoas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades aleatórias de animais na tela do cinema

Curiosidades aleatórias de animais na tela do cinema

A "volta ao mundo em oitenta dias" foi um verdadeiro zoológico cinematográfico: 8.552 animais participaram das filmagens. A saber: 3.800 ovelhas, 2.448 búfalos, 950 burros, oitocentos cavalos, 512 macacos, 17 touros, 15 elefantes, seis gambás e quatro avestruzes....

Qual foi o primeiro filme de terror?

Qual foi o primeiro filme de terror?

Como se já não bastasse ter criado a lâmpada, a locomotiva elétrica, o microfone, o fonógrafo e o próprio projetor de cinema, o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) também tem o filme de terror em seu rol de invenções: é "Frankenstein", produzido por ele em 1910....

Chucky, o brinquedo assassino

Chucky, o brinquedo assassino

  O psicopata Charles Lee Ray é assassinado dentro de uma loja de brinquedos. Ao ser baleado, ele diz algumas palavras no ouvido de um boneco Bonzinho, personagem de um desenho animado de sucesso na TV. Nesse instante, um raio cai sobre a loja e a alma do bandido...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This