Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades do filme “O Mágico de Oz”

25 de agosto de 2014

No dia 15 de agosto de 1939, o filme “O Mágico de Oz” estreou nos cinemas norte-americanos. Filmado nos estúdios MGM, na Califórnia, a produção teve um retorno imediato mediano de bilheteria. Sua popularidade cresceu depois de 1956, quando foi exibido pela primeira vez na televisão. Na transmissão de estreia, o filme atraiu 45 milhões de espectadores. “O Mágico de Oz” foi um dos primeiros 25 filmes incluídos no National Film Registry, seleção hollywoodiana das produções cinematográficas com maior valor cultural e histórico de todos os tempos.

Confira algumas curiosidades:

  1. No romance homônimo de L. Frank Baum, escrito em 1900, a protagonista Dorothy é morena e tem por volta de 7 anos de idade. Foi o cartunista estadunidense W.W. Denslow que desenhou a primeira ilustração da garotinha.
  2. A primeira atriz cotada para viver Dorothy nas telonas foi a estrela mirim Shirley Temple, que tinha na época 11 anos. Ela foi descartada por não ter habilidade para cantar.
  3. Judy Garland tinha 16 anos quando interpretou Dorothy. Para parecer mais infantil, a atriz usava um corsete por baixo do vestido.
  4. Para Judy Garland interpretar Dorothy, foram fabricados 8 pares de seu sapatinho de rubi. Um deles foi roubado em 2005. O último a ser vendido saiu por 165 mil dólares.
  5. Foi a cadela Terry, da raça cairn terrier, quem viveu Totó, amigo inseparável de Dorothy em O Mágico de Oz (1939). Ela recebia um cachê mais alto do que o salário de alguns atores humanos – 125 dólares semanais.
  6. O filme tem nove tomadas solos de Totó, que late 44 vezes ao longo da história.
  7. A cachorrinha Terry – justo a grande estrela não humana do filme – foi ferida num acidente no set. Um dos guardas da bruxa má acabou pisando em Terry na gravação de uma cena agitada.
  8. Terry teve uma próspera carreira em Hollywood: participou de 14 filmes em sua vida, incluindo Olhos Encantados (1934), com a atriz mirim Shirley Temple. A cachorrinha morreu em 1945, aos 12 anos.
  9. A fantasia do Leão Covarde pesava 45 kg e era feita de pele de leão.
  10. O ator que interpreta o Homem de Lata teve que ser mudado depois do início das filmagens. Isso porque Buddy Ebsen desenvolveu uma grave alergia ao pó de alumínio usado na maquiagem de seu corpo. Jack Haley assumiu o papel, e não saiu ileso: teve uma irritação nos olhos.
  11. O Mágico de Oz utilizou a tecnologia Technicolor para colorir o filme. Isso exigia mais luz do que o normal no set. Por isso, a temperatura ambiente nas gravações chegava aos 38º C. Imagina o calor que Bert Lahr, ator que interpretou o Leão Covarde, não passava…
  12. Os cavalos coloridos que aparecem no filme foram pintados com pó de gelatina.
  13. Apesar de caracterizada como uma bruxa velha, a atriz Margaret Hamilton, que interpretou a Bruxa Malvada do Oeste, tinha apenas 36 anos na época das filmagens.
  14. Por outro lado, Billie Burk, que fez o papel de Glinda, a bruxa boa, bonita e jovem, já estava no auge de seus 54 anos.
  15. No romance de L. Frank Baum, os sapatinhos de Dorothy eram prateados. O diretor Victor Fleming mudou a cor do icônico acessório para vermelho brilhante justamente por desfrutar da tecnologia colorida de filmagem.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do...

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Aramis, Porthus e Athos. D’Artagnan era um jovem fidalgo, aspirante a mosqueteiro. Para escrever seu livro, Alexandre Dumas se baseou em Memórias do senhor D’Artagnan, escrito por um tenente da I Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Sim, existiu uma companhia de...

8 Comentários

8 Comentários

  1. Laryssa

    E o espantalho???

    Responder
  2. Laryssa

    E o espantalho???

    Responder
  3. lorena

    e mesmo o espantalho e o unico que nao apareceu???

    Responder
  4. lorena

    e mesmo o espantalho e o unico que nao apareceu???

    Responder
  5. gabrieli

    eu gosto mais do espantalho, cade ele????????????????

    Responder
  6. gabrieli

    eu gosto mais do espantalho, cade ele????????????????

    Responder
  7. Daniel Queiroz

    E o Mágico? Gostei do texto, mas poderia ter mais informações.

    Responder
  8. Daniel Queiroz

    E o Mágico? Gostei do texto, mas poderia ter mais informações.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This