Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

5 filmes censurados

24 de abril de 2019

1. Em 2006, O Segredo de Brokeback Mountain não pôde ser exibido na China. O mais surpreendente é que nem mesmo a notícia de que o diretor Ang Lee ganhou um Oscar pelo filme foi divulgada.

2. O governo chinês também proibiu, em dezembro de 2005, os cinemas locais de passarem o longa Memórias de Uma Gueixa, que tinha duas atrizes chinesas em papéis principais. Tal fato foi considerado “ofensivo para a sociedade chinesa”.

3. Outro caso ocorreu em 2003, no Irã, quando o cineasta Babak Payami teve seu filme Silence Between Two Thoughts confiscado pelo governo antes mesmo de ser visto. Por sorte, Payami conseguiu levar uma cópia quando deixou o país e pôde participar do Festival de Veneza, na Itália. Seu filme anterior, Secret Ballot, também foi proibido de passar no país.

4. Ainda no Irã, o cineasta Abolfazl Jalili teve seu filme censurado e foi proibido de comparecer ao festival de Veneza, em 2003. A Primeira Carta falava de um garoto muçulmano que se apaixonava por uma judia.

5. Em 2002, na Coreia do Sul, o diretor Par-Jin Pyo teve seu filme censurado. Too Young to Die foi elogiado no festival de Cannes (na categoria de filmes que não competem), mas as autoridades consideraram as cenas de sexo entre um casal de septuagenários “fora dos limites aceitáveis de gosto público”. Embora classificado como “impróprio para ser visto publicamente”, o filme agradou e até mesmo comoveu os espectadores de uma sessão realizada na própria Coreia.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This