Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a história da animação

24 de abril de 2019

1. Em 1828, foi inventado o taumatrópio, que permitiu o desenvolvimento das primeiras sequências de figuras em movimento. O aparelho consiste em um disco com um desenho em cada lado. Quando acionado, as duas imagens aparecem juntas.

2. Com o surgimento do zootrópio, em 1834, a animação dá novo passo. O cilindro com desenhos dispostos lado a lado cria uma ilusão óptica quando girado rapidamente: as imagens parecem estar em movimento.

3. Em 1909, o norte-americano Winsor McCay realiza a primeira adaptação de quadrinhos para as telas de cinema. Para fazer a animação Gertie, The Trained Dinossaur (Gertie, o Dinossauro Amestrado), McCay usa 10 mil desenhos.

4. Walt Disney produz, em 1928, o primeiro desenho animado sonorizado: Steamboat Willie. Essa também é a estreia do personagem Mickey Mouse.

5. Em 1932, a Disney lança o desenho Flores e Árvore, o primeiro a usar technicolor. A técnica permite que sejam feitas animações coloridas a partir de três cores (azul, vermelho e verde).

6. Chega aos cinemas em 1937 Branca de Neves e os Sete Anões, primeiro longa-metragem de animação.

7. Em 1952, o canadense Norman McLaren lança Neighbours (Vizinhos). O desenho utiliza a técnica pixilation, processo de animação de pessoas e objetos em que a câmera grava uma série de fotos.

8. Em 1982, é lançado Tron, o primeiro longa a usar computação gráfica em sequências completas de filmes.

9. Tin Toy, da Pixar, se torna, em 1988, o primeiro filme de animação computadorizada a ganhar um Oscar.

10. Em 1995, Toy Story, da Pixar, se torna o primeiro longa-metragem de animação totalmente computadorizado.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This