Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 tributos a “Cantando na Chuva” nos 100 anos de Gene Kelly

23 de agosto de 2012

Comemora-se hoje o centenário de nascimento de Gene Kelly. “Cantando na Chuva”, seu maior sucesso, foi lançado nos Estados Unidos em 27 de março de 1952. É um dos musicais mais conhecidos da história do cinema. A cena mais famosa é esta aqui: Gene Kelly dança e canta sob chuva torrencial, empunhando um guarda-chuva preto.

Para fazer a cena, o dançarino passou por cima de uma febre de 38 graus. Além disso, empenhou-se para que fosse criado um sistema de canalização especial para simular as gotas d’água, feitas também com leite (truque para que ficassem mais visíveis), que chegaram a encolher seu terno. A canção “Singin’ in the Rain” foi composta por Arthur Freed e Nacio Herb Brown, em 1929. A música ocupa a 3ª colocação na lista das maiores canções do século 20, divulgada pelo American Film Institute em 2004. Ao longo dos anos, ela foi regravada por vários cantores, atores, personagens e até desenhos animados.

O Blog do Curioso preparou uma homenagem com 10 tributos curiosos de “Singin’ in the Rain”:

1. Glee

Em 2010, o seriado norte-americano exibiu uma mistura da clássica música de Hollywood com a recente “Umbrella”, de Rihanna. Quem aparece na performance foi a atriz hollywoodiana Gwineth Paltrow, que fazia uma participação especial no programa. O mashup, no entanto, não é original do seriado. Quem teve a ideia foi o cantor Jamie Cullum, que em 2009 apresentou a versão em um de seus shows.

2. Jamie Cullum

O cantor fez uma versão pop da música. A música entrou para seu álbum “Twentysomething”, lançado em 2003.

3. Usher

O cantor de hip hop Usher fez um tributo não só à música como à famosa cena de “Cantando na Chuva”. Pode comparar: é tudo igualzinho, nos mínimos detalhes.

4. Incubus

A banda de rock fez seu tributo a Gene Kelly em um show em 2009. A versão ficou bem curtinha, e diferente da original, mas valeu a homenagem.

5. Laranja Mecânica

O filme de Stanley Kubrick tem uma cena bem bizarra em homenagem a “Cantando na Chuva”. Quem faz a performance é o líder de um grupo de assaltantes enquanto rouba uma casa e violenta uma mulher.

6. Star Wars

Nesta homenagem, bonecos da saga Star Wars encenam uma versão eletrônica de “Singin’ in the Rain”. Só há uma falha no clipe: cadê a chuva?

7. Sheila & B. Devotion

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Em 1978, a cantora e dançarina francesa fez uma performance em versão disco de “Singin’ in the Rain”. A música chegou à 11ª colocação nas paradas inglesas.

8. Taco

Muito antes de Usher, em 1980, o cantor natural da Indonésia já havia feito uma paródia pop da cena de “Cantando na Chuva”. A versão fez mais sucesso no Canadá do que nos Estados Unidos ou na Inglaterra.

9. Mint Royale

Em 2005, o grupo fez um remix eletrônico bem moderno de “Singin’ in the Rain”. A versão do clássico, que foi usada como trilha sonora de um comercial da Volkswagen, chegou ao vigésimo lugar nas paradas de sucesso britânicas.

10. Doris Day

Apesar de mais nostálgica que a do filme, a versão de Doris Day foi gravada em 1960, oito anos depois do lançamento de “Cantando na Chuva”.

Leia também: O melhor parceiro de Gene Kelly foi um rato

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do...

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Aramis, Porthus e Athos. D’Artagnan era um jovem fidalgo, aspirante a mosqueteiro. Para escrever seu livro, Alexandre Dumas se baseou em Memórias do senhor D’Artagnan, escrito por um tenente da I Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Sim, existiu uma companhia de...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Kei

    Faltou a versão de Chapolin, caramba!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This