ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO

1. A representação da Paixão de Cristo da Fazenda Nova é o maior espetáculo ao ar livre do mundo, e conta a história de Cristo, desde o Sermão da Montanha até a Ressurreição. A primeira encenação aconteceu em 1950, nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, a 180 km do Recife (PE).

2. São 100 mil metros quadrados, cercados por uma muralha de pedra de granito de 4 metros de altura, num cenário que é uma reprodução parcial da Jerusalém dos dias de Cristo, e demorou 36 anos para ficar pronto. A área corresponde a um terço da Jerusalém original, em Israel.

3. Setenta torres de 7 metros de altura cada uma circundam o cenário, que é composto por nove palcos-plateia que reproduzem cenários naturais, templos e outros pontos característicos de Jerusalém.

4. Em 1997, o show passou a incluir atores globais, como uma tentativa de aumentar o público. Quando Fábio Assunção, o primeiro Jesus “famoso”, estreou, esse número pulou de 40 mil para 70 mil pessoas. Depois, vieram celebridades como Luciano Szafir, Thiago Lacerda, Herson Capri, Marcello Anthony, Cristiana Oliveira, Miguel Falabella, Vanessa Lóes, Marcos Palmeiras, Carol Castro e Luana Piovani.

5. A edição de 2012, que custou cerca de três milhões de reais, contou com 400 pessoas na produção, 550 atores e figurantes, 700 figurinos e 860 refletores.

6. Durante os 9 dias de espetáculo, são servidas para a produção 24 mil refeições. Para iluminar todos as cenas, gasta-se 1,29 milhão de watts de potência.

7. Em 1992, estreou a versão paraibana da Paixão de Cristo, que usa como cenário parte do Teatro Santa Rosa, uma construção centenária de João Pessoa, além de nove palcos ao ar livre.

8. A produção da Paraíba também conta com atores famosos, como Eduardo Moscóvis, o primeiro Jesus “global” de lá.. Marcelo Serrado, Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Mariana Ximenes, Eliane Giardini e Dado Dolabella, entre outros astros e estrelas, já tomaram parte na encenação. Em 2004, Jesus foi interpretado por Vladimir Brichta.

9. Em 2013, foram adicionados ao espetáculo seis cavalos treinados da raça “Puro Sangue Lusitano”, que interpretam a cavalariça do governador Pôncio Pilatos.

10. Com o aumento do número de turistas estrangeiros na plateia do espetáculo, a produção passou a disponibilzar, desde 2003, a opção de ouvir o áudio em inglês, através de um aparelho eletrônico entregue na entrada do show. Traduores de libras também foram contratados para auxiliar deficientes auditivos.