Tatum O’Neal foi a atriz mais nova a receber um Oscar, aos 10 anos, como atriz coadjuvante no filme “Lua de Papel” (1973).
Quanto às atuações masculinas, o mais jovem a receber o prêmio foi Timothy Hutton, aos 20 anos, por seu papel coadjuvante em “Gente Como a Gente” (1980).
O mais jovem a ser indicado na categoria Melhor Ator foi Jackie Cooper, que concorreu em 1931 pelo filme “Skippy”, quando tinha apenas 9 anos de idade.
Beatrice Straight teve a atuação mais curta premiada com um Oscar. Em “Rede de Intrigas” (1976), ela apareceu na tela por 5 minutos e faturou o troféu de “Melhor Atriz Coadjuvante”.
No Oscar 2002, Halle Berry recebeu o prêmio de “Melhor Atriz” por sua atuação em “A Última Ceia”. Ela foi a primeira mulher negra a vencer nessa categoria.
Já o primeiro negro a ser premiado com o Oscar de Melhor Ator foi Sidney Poitier, em 1964, por sua atuação em “Uma Voz nas Sombras” (1963).
Meryl Streep é a recordista em indicações ao Oscar de Melhor Atriz. Ela foi escolhida para concorrer ao prêmio 21 vezes.
Kate Winslet foi a primeira a ganhar um Oscar interpretando um personagem com um passado nazista, no filme “O Leitor” (2009).
Quem ganhou mais vezes por um papel protagonista foi Katharine Hepburn. A atriz, que recebeu quatro estatuetas ao longo da carreira, só compareceu na cerimônia de 1974, quando não havia sido indicada.
Em 2012, Christopher Plummer recebeu o prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante” pelo filme “Toda Forma de Amor”. Ele tinha 82 anos quando ganhou a estatueta, o que o torna o ator mais velho a receber um Oscar.