1. Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa perdeu os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho e por isso só trabalhava escondido, com os cinzéis amarrados ao antebraço. Além de entalhar em pedra e madeira, pintava e projetava igrejas. Tudo o que ganhava dividia com seu escravo Maurício. Executou o conjunto do santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG), que reúne 66 imagens esculpidas em madeira e os 12 profetas feitos em pedra-sabão e é considerado um dos mais importantes do período colonial brasileiro.
2. Michelangelo Buonarroti
O pai e os irmãos do pintor e escultor batiam nele por causa de sua inclinação pelas artes. Eles achavam vergonhoso ter um artista na família. Em sua obra, o artista esculpiu principalmente o corpo humano. Para isso, estudou anatomia e dissecou cadáveres.
3. Donatello
Um dos pais do renascimento florentino, o escultor italiano é considerado o mais influente artista da Itália no século 15. Sua estátua de Davi, feita em bronze por volta de 1430, é considerada a primeira escultura renascentista e o primeiro nu escultural desde a Arte Antiga.
4. Victor Brecheret
O ítalo-brasileiro é responsável pela criação do famoso Monumento às Bandeiras, escultura de granito instalada na entrada do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A obra, que levou 17 anos para ser finalizada, tem 43 metros de comprimento, 8 metros de largura e 5 metros de altura. Nela, o povo brasileiro é representado pelo grupo de 35 índios, negros, portugueses e mamelucos que acompanham os dois bandeirantes.
5. Auguste Rodin
O escultor francês, de tantos delírios amorosos que viveu com Camille Claudel, imortalizou o beijo numa de suas mais famosas obras, “O Beijo”. Em seu portfólio, há outras obras icônicas como “O Pensador” e “A Idade do Bronze”, sua primeira escultura.
6. Fernando Botero
O artista colombiano é conhecida por pintar e esculpir corpos rechonchudos, estilo que ganhou o nome de “boterismo”. A maioria de suas esculturas são réplicas tridimensionais de pinturas feitas por ele mesmo anteriormente.
7. Leonardo Da Vinci
Além de pintor, arquiteto, botânico, músico, engenheiro, cientista e geólogo, Leonardo Da Vinci era também escultor. Sua obra escultural mais famosa se chama “Gran Cavallo”, fruto de uma encomenda pessoal. O gigante cavalo feito de argila foi entregue em 1492.
8. Fídias
O escultor da Grécia Antiga ficou famoso pela construção da estátua de Atena, que ficava na frente do Partenon. É também provável que Fídias tenha criado a robusta estátua de Zeus, que guardava o Templo de Zeus, no Olimpo. A obra, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tinha sete vezes o tamanho médio do homem.
9. Henry Moore
As esculturas semi-abstratas de Henry Moore retratam, em sua maioria, figuras humanas – especialmente as de mães e filhos. Sua arte sofreu influência direta da experiência pela qual passou durante a Primeira Grande Guerra, quando foi atingido por gás tóxico, o que causou danos permanentes a seu pulmão. Nas esculturas de Moore, é icônica a valorização de buracos e cavidades.
10. Lorenzo Ghiberti
O italiano é um dos mais importantes escultores do Renascimento. Ficou conhecido depois de criar as portas de bronze do Batistério de São João, em Florença. Na obra de estilo gótico, estão gravadas 14 cenas da vida de Cristo, com técnica que dá a impressão de profundidade.