Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 10 crianças prodígio

24 de abril de 2019

Carl Friedrich Gauss (1777-1855)
Filho de um jardineiro, Gauss deduziu a fórmula da soma dos N termos de uma Progressão Aritmética quando ainda estava na escola. Entrou na faculdade aos 18 anos, e no primeiro semestre fez uma descoberta que o homem buscava há 2000 anos, desde os gregos: construir o heptadecágono — polígono de 17 lados — utilizando apenas compasso e régua.

Gerhard Armaner Hansen (1841-1912)
Médico norueguês, o descobridor do bacilo da lepra era bacteriologista aos 12 anos.

Galileu Galilei (1564- 1642)
Matemático, astrônomo e físico, Galileu surpreendeu o mundo aos 17 anos com a lei de isocronismo do pêndulo, que diz que o tempo de oscilação de um objeto será sempre o mesmo, independente da amplitude da oscilação. O italiano também revolucionou a física quando, anos mais tarde, apresentou o Princípio da Inércia (aquele que afirma que um corpo tende a permanecer do jeito que está se não receber nenhuma influência externa).

Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832)
Autor de “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, o alemão Goethe escrevia em 6 idiomas aos 15 anos.

Louis Pasteur (1822-1895)
O famoso bacteriologista e químico francês, que dá nome ao processo que hoje conhecemos por pasteurização, descobriu uma fórmula prática de manipular ácidos quando tinha apenas 8 anos de idade.

Ludwig Van Beethoven (1770-1827)
Com 6 anos, o autor da 9ª Sinfonia dava concertos musicais ao piano.

Nicolau Copérnico (1473 – 1543)
Aos 5 anos, o astrônomo polonês conhecia o nome de diversas estrelas. Anos depois, ele formularia sua teoria heliocêntrica, que colocou pela primeira vez o Sol como centro do sistema solar.

Thomas Alva Edison (1847- 1931)
Apesar de só ter frequentado a escola durante 3 meses durante toda a infância, o futuro criador da lâmpada e do fonógrafo surpreendia técnicos com suas invenções e experimentos aos 10 anos de idade.

William Shakespeare (1554-1616)
Um dos mais conhecidos autores de todos os tempos, Shakespeare ocupava o cargo de maior dramaturgo da Inglaterra quando tinha apenas 12 anos.

Shirley Temple (1928-2014)
Atriz, dançarina, cantora e diplomata, a estadunidense ganhou projeção mundial ao ganhar o “baby Oscar” quando tinha seis anos de idade. Shirley disse uma frase que se tornaria antológica: “Eu parei de acreditar em Papai Noel quando tinha 6 anos. Mamãe me levou para vê-lo numa loja de departamentos e ele pediu meu autógrafo”.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Em artigo publicado pela revista "Anthropologie", pesquisadores italianos do Centro de Pesquisa de Antropologia Forense, Paleopatologia e Bioarqueologia estudaram três sapatos que teriam pertencido ao escultor renascentista Michelangelo, que viveu entre 1475 e 1564. ...

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

O Rijksmuseum, o museu nacional de Amsterdã, propôs à empresa de brinquedos alemã Playmobil a criação de cinco conjuntos inspirados em obras-primas de sua coleção. "A Leiteira" (1660), de Johannes Vermeer, e "A Ronda Noturna" (1642), de Rembrandt, ambos holandeses,...

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Torre de Pisa A torre, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This