Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Arte moderna

24 de abril de 2019

1907
O trabalho do espanhol Pablo Picasso deu início ao cubismo, movimento artístico que trabalhava a decomposição dos objetos em linhas verticais e horizontais e a reprodução de vários ângulos ao mesmo tempo. Seu quadro mais famoso é Guernica.

1910
O russo Vassili Kandinski pintou Batalha. Ele mesmo definiu seu trabalho como arte abstrata, dando início ao movimento de mesmo nome.

1915
O norte-americano David Griffith produziu O Nascimento de Uma Nação, primeiro longa-metragem com características modernas.

1922
Diversos artistas brasileiros, entre eles Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, realizaram em São Paulo (SP) a Semana de Arte Moderna. O evento é considerado o grande marco do modernismo no Brasil.

1947
Foi inaugurado o Museu de Arte Moderna (MASP).

1951
O empresário Francisco Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como Ciccillo, criou a Bienal Internacional de São Paulo, logo após a inauguração do Museu de Arte Moderna (MAM). A mostra foi a primeira exposição de grande porte realizada fora do eixo cultural EUA-Europa.

1954
O crítico inglês Lawrence Alloway definiu como Popart os produtos da cultura popular da civilização ocidental feitos principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra. O termo acabou batizando o movimento artístico pós-moderno, que tem em Andy Wahol um de seus principais representantes.

1967
Os cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa elaboraram o movimento musical Tropicália. Um dos grandes que marcou seu nascimento foi a apresentação das canções Alegria, Alegria e Domingo no Parque no 3º Festival de MPB da TV Record.

2003
Um grupo de pessoas reuniu-se em torno de um tapete na loja Macy’s, em Nova York (EUA). A intervenção, cujos detalhes foram combinados pela internet, foi batizada de Flash Mob.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Em artigo publicado pela revista "Anthropologie", pesquisadores italianos do Centro de Pesquisa de Antropologia Forense, Paleopatologia e Bioarqueologia estudaram três sapatos que teriam pertencido ao escultor renascentista Michelangelo, que viveu entre 1475 e 1564. ...

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

O Rijksmuseum, o museu nacional de Amsterdã, propôs à empresa de brinquedos alemã Playmobil a criação de cinco conjuntos inspirados em obras-primas de sua coleção. "A Leiteira" (1660), de Johannes Vermeer, e "A Ronda Noturna" (1642), de Rembrandt, ambos holandeses,...

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Torre de Pisa A torre, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This