20 fatos sobre Oscar Niemeyer

24 de abril de 2019

1. O arquiteto Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu no dia 15 de dezembro de 1907, na cidade do Rio de Janeiro. Ele morreu no dia 5 de dezembro de 2012, prestes a completar 105 anos de idade. 

2. Ele nasceu em casa, na rua Passos Manuel, que depois foi rebatizada com o nome de seu avô, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ribeiro de Almeida.

3. Niemeyer não gostava muito de estudar — só completou o segundo grau com 21 anos.

4. Depois de se casar, ele resolveu retomar os estudos e entrou na Escola Nacional de Belas Artes, onde se formou engenheiro arquiteto em 1934.

5. Iniciou sua carreira trabalhando de graça no escritório de Lúcio Costa.

6. Foi o idealizador da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos. Também participou do projeto de reconstrução de Berlim, na Alemanha, após o término da Segunda Guerra Mundial.

7. Na década de 40 o arquiteto foi responsável pela criação do Conjunto Ibirapuera, um grupo de prédios que abrigaria exposições e apresentações artísticas.

8. Uma de suas obras, o auditório de música, não pôde ser terminado na época pois a verba inicialmente destinada não foi suficiente. Em 2004 o projeto foi retomado com verba de uma empresa de telefonia.

9. A construção do auditório causou muita polêmica. Niemeyer afirmou que não assinaria o projeto caso a marquise que liga os prédios não fosse derrubada. Como os edifícios do parque são tombados pelo patrimônio histórico, tal mudança não foi aceita. Depois de alguma discussão o arquiteto voltou atrás.

10. Em 1956, foi convidado para integrar a comissão julgadora do concurso para escolha do plano-piloto de Brasília. Acabou projetando o Palácio da Alvorada e outros prédios da capital federal.

Livro lista os endereços mais curiosos do Rio de Janeiro

11. Fez parte do Partido Comunista Brasileiro. Saiu com a expulsão de Luiz Carlos Prestes em 1990.

12. Desenvolveu o projeto do arco do Sambódromo no Rio de Janeiro. Mas ficou furioso quando a gestão do prefeito César Maia mandou gravar uma propaganda na escultura. “Aquele é um monumento às formas da mulata. Usá-lo para promover a prefeitura é profanação”, disse em uma entrevista.

13. Apesar de ateu, Niemeyer projetou mesquitas, igrejas, sinagogas e até um templo evangélico. 

14. Fez mais de 400 projetos. Assinou pelo menos 180 edifícios no exterior e vários outros em oito capitais e 30 municípios brasileiros.

15. Em 8 de outubro de 2006 o arquiteto foi internado por causa de uma queda que sofreu em sua casa. Niemeyer teve que passar por uma operação no quadril.

16. Para comemorar o centenário do arquiteto, comemorado em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, tombou 35 prédios e monumentos criados por Niemeyer no Brasil e escolhidos pelo artista. Niemeyer também recebeu uma homenagem da embaixada da França.

17. Exilado durante a ditadura, viveu 20 anos em Paris, onde projetou, entre outros prédios, a sede do Partido Comunista Francês.

18. Em 1989, recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias por suas obras.

19. Em sua autobiografia, revelou suas grandes paixões: a filosofia, sua grande família, seus amigos, a terra sensual e o céu azul do Brasil, as mulheres, o comunismo, a arte e a literatura.

20. Sobre seus 100 anos de vida, Niemeyer declarou: “Cem anos é uma bobagem, depois dos 70 a gente já começa a se despedir dos amigos”.

Artigos Relacionados

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Torre de Pisa A torre, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se...

Calçadas paulistanas

Calçadas paulistanas

  Em 1966, o então prefeito da capital paulista Faria Lima lançou um concurso para eleger como seria o piso das calçadas da cidade. Mirthes dos Santos Pinto, que trabalhava como desenhista da Secretaria de Obras da Prefeitura, esboçou um desenho sem muita...

1 Comentários

1 Comentário

  1. RO

    Adorei o site 😀👏

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This