Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Michelangelo

24 de abril de 2019
  1. Michelangelo Buonarroti nasceu em Caprese (Itália) em 6 de março de 1475. Sua família pertencia a uma tradicional linhagem de aristocratas.
  2. Sua mãe morreu quando ele tinha 6 anos.
  3. O pai e os irmãos do pintor batiam nele por causa de sua inclinação pelas artes. Eles achavam vergonhoso ter um artista na família.
  4. Michelangelo ficou com o nariz deformado depois de levar um soco de um colega. O golpe foi desferido porque o famoso escultor havia criticado o trabalho do rapaz.
  5. Em sua obra, o artista retratou principalmente o corpo humano. Para isso, estudou anatomia e dissecou cadáveres.
  6. Ao terminar uma de suas obras-primas, a estátua Moisés, ele passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: “Fala! Fala!”.
  7. A Estátua de David foi feita em um bloco de mármore que estava abandonado em Florença (Itália) havia 40 anos. A pedra pertencia ao escultor Duccio, que morreu antes de começar a trabalhá-la.
  8. Michelangelo é autor de um livro de poesias chamado Coletânea de Rimas.
  9. Ele faleceu em 18 de fevereiro de 1564. Seus restos mortais estão na Igreja de Santa Croce, em Florença (Itália).
  10. “A Criação de Adão” é um das mais famosas obras de Michelangelo. Foi pintada em 1511, no teto da Capela Sistina, no Vaticano. Na cena, Deus cria o primeiro homem, Adão, conforme relatado no “Livro do Gênesis”. Conta-se que Michelangelo teria feito este trabalho, encomendado pelo Papa Júlio II, contrariado. Ele queria ser reconhecido como um escultor, e não como pintor. O nome da capela vem do papa Sisto IV, tio de Júlio II.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Em artigo publicado pela revista "Anthropologie", pesquisadores italianos do Centro de Pesquisa de Antropologia Forense, Paleopatologia e Bioarqueologia estudaram três sapatos que teriam pertencido ao escultor renascentista Michelangelo, que viveu entre 1475 e 1564. ...

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

O Rijksmuseum, o museu nacional de Amsterdã, propôs à empresa de brinquedos alemã Playmobil a criação de cinco conjuntos inspirados em obras-primas de sua coleção. "A Leiteira" (1660), de Johannes Vermeer, e "A Ronda Noturna" (1642), de Rembrandt, ambos holandeses,...

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Torre de Pisa A torre, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This