Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Cândido Portinari

24 de abril de 2019
  1. O pintor é o segundo de doze irmãos. Seu apelido era Candinho.
  2. O artista só cursou o primário. Certa vez, quando ainda estava na escola, Portinari desenhou um leão em sala de aula. A obra foi tão comentada entre professores e alunos que ele foi obrigado a desenhar a capa de todas as provas que seriam expostas no final de ano.
  3. Aos 9 anos pintou o teto da igreja de sua cidade.
  4. O nome mais popular da arte brasileira criou cerca de 4.500 obras em 40 anos de trabalho.
  5. O artista costumava aumentar o tamanho do corpo de seus personagens para valorizar o trabalhador brasileiro.
  6. Pintou temas de denúncia social, mas também se dedicou a temas líricos. Só deixou de pintar por causa da intoxicação causada pelas tintas.
  7. Seus painéis para a igreja da Pampulha criaram uma batalha político-religiosa centrada no São Francisco pintado por Portinari, considerado extravagante e anti-religioso. A igreja foi inaugurada em 1945, mas ficou fechada durante 14 anos.
  8. Em 1956, Cândido Portinari pintou os murais Guerra e Paz para a sede da ONU, em Nova York.
  9. Ele foi o único artista brasileiro a participar da exposição 50 Anos de Arte Moderna, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958.
  10. Entre os trabalhos de Portinari no exterior estão os três grandes painéis para a Feira Mundial de Nova York (1939) e os quatro painéis para a Biblioteca do Congresso (1942), em Washington. Ele também realizou uma exposição individual no MoMA, em Nova York (EUA), uma na Galerie Charpentier, em Paris (França), e uma mostra itinerante em Israel.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Sapatos revelam qual era a altura de Michelangelo

Em artigo publicado pela revista "Anthropologie", pesquisadores italianos do Centro de Pesquisa de Antropologia Forense, Paleopatologia e Bioarqueologia estudaram três sapatos que teriam pertencido ao escultor renascentista Michelangelo, que viveu entre 1475 e 1564. ...

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

Museu holandês recria obras-primas com bonecos de Playmobil

O Rijksmuseum, o museu nacional de Amsterdã, propôs à empresa de brinquedos alemã Playmobil a criação de cinco conjuntos inspirados em obras-primas de sua coleção. "A Leiteira" (1660), de Johannes Vermeer, e "A Ronda Noturna" (1642), de Rembrandt, ambos holandeses,...

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Maravilhas do mundo construídas pelos homens

Torre de Pisa A torre, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Vitória

    Essas curiosidades me ajudaram muito, eu estou estudando sobre o Cândido- Portinare e teria que fazer um trabalho com curiosidades sobre ele e esse site me ajudou muito! obrigada!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This