O Sputnik foi o primeiro satélite artificial posto em órbita. O lançamento aconteceu em 4 de outubro de 1967, do Cosmódromo de Baikonur, na antiga União Soviética (atual Cazaquistão).
- Esse satélite foi o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra.
- Era uma esfera de 58,5 centímetros de circunferência — o mesmo que uma bola de basquete — e pesava 83,6 quilos. Tinha quatro antenas: duas mediam 2,4 metros e as outras duas, 2,9 metros.
- O Sputnik deixou a Terra em um foguete R-7, que pesava quatro toneladas.
- Sua função era enviar para a Terra um sinal de rádio com frequência de 20 e 40 mega-watts, facilmente captado por rádios amadores.
- Por meio da duração do “bip”, os técnicos soviéticos tinham informações sobre a temperatura e a pressão no espaço, além de terem a certeza que Sputnik não tinha sido atingido por nenhum meteorito.
- Sputnik ficou no espaço por três meses, mas as duas baterias, feitas de rádio e zinco, só alimentaram os transmissores por 22 dias.
- A palavra “sputnik” significa “amigo”, “companheiro de viagem”.
- O lançamento de Sputnik, em plena Guerra Fria, causou pânico nos Estados Unidos. Seis meses depois do lançamento do satélite artificial uma pesquisa mostrou que 60% dos americanos acreditavam que uma guerra nuclear era iminente, e que, por causa dela, metade dos americanos morreria. Evidentemente, eles estavam errados.
Livro conta o dia-a-dia de brasileira que trabalha na Nasa.