Curiosidades sobre o homem na Lua

27 de julho de 2020
  1. O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Armstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31 (hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento.
  2. Ao pisar na Lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Armstrong disse a célebre frase: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”. Calcula-se que 1,2 bilhão de pessoas acompanharam este momento pela TV no mundo inteiro. Em 1970, Neil Armstrong foi entrevistado pela apresentadora Hebe Camargo, que lhe perguntou: “Tem luar na Lua?”.
  3. Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, fincaram ali uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: “Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.
  4. No Museu do Ar e Espaço, em Washington, está exposta uma pedra da Lua, que os visitantes podem tocar.
  5. Ao descer em solo lunar, Eldwin Aldrin sentiu uma enorme vontade de fazer xixi. E fez: dentro do traje, reforçado com 21 camadas de tecido, havia uma bolsa para coleta do líquido.
  6. Durante as 2 horas e 10 minutos que permaneceram no mar da Tranqüilidade, a planície escolhida para a alunissagem, os astronautas instalaram um sismógrafo, um refletor de raios laser, uma antena de comunicação, um painel aluminizado (para escudo de radiação solar) e uma câmera de TV. Recolheram 27 amostras de pedras e poeira. No Museu do Ar e do Espaço, em Washington, está exposta uma pedra da Lua que os visitantes podem tocar.
  7. Na Terra, a mochila e o traje espacial dos astronautas pesavam 86 quilos. Mas, na Lua, o peso era de 14 quilos, por causa da força da gravidade. Como a Lua é menor que a Terra, sua força de gravidade também é menor. Na Lua, os corpos são atraídos com 6 vezes menos força para a superfície lunar.
  8. O projeto Apolo consumiu 50 bilhões de dólares. A Apolo I explodiu ainda na plataforma de lançamento, matando seus 3 tripulantes, em 1967. A Nasa cancelou as duas missões seguintes e passou a fazer voos sem homens a bordo. Somente na Apolo VII os astronautas voltariam ao espaço.
  9. A Apolo XI deixou o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no dia 16 de julho, às 9h32. O foguete Saturno levava a nave espacial, que reunia o módulo lunar (Águia) e o módulo de comando (Columbia). Os 3 tripulantes eram Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. O cardápio a bordo da Apolo XI foi salada de frango e molho doce de maçã, mais coquetel de camarão. O alimento era reidratado com uma pistola de água quente. Comiam tudo com colher. No projeto Gemini, que antecedeu o Apolo, o alimento era esguichado na boca através de tubos. A nave pousou de volta pouco antes de amanhecer do dia 24 de julho – 8 dias, 3 horas e 18 minutos depois de ser lançada – no oceano Pacífico, perto do Havaí. Temendo algum tipo de contaminação, a Nasa deixou os astronautas de quarentena até o dia 10 de agosto.
  10. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento.
  11. Três dias antes da partida da Apolo XI, os soviéticos lançaram a sonda lunar Luna XV, numa tentativa de passar na frente dos americanos e trazer a primeira amostra de material da Lua. A missão não foi bem-sucedida.
  12. O cardápio a bordo da Apolo XI foi salada de frango e molho doce de maçã, mais coquetel de camarão. O alimento era reidratado com uma pistola de água quente. Comiam tudo com colher. No projeto Gemini, que antecedeu o Apolo, o alimento era esguichado na boca por meio de tubos.
  13. Cinco outras missões tripuladas à Lua foram realizadas com sucesso pelos americanos. Os soviéticos nunca repetiram essa façanha. Depois dos pioneiros, outros 10 homens pisariam no solo lunar: Charles Conrad e Alan Bean (Apolo XII – novembro de 1969); Edgar Mitchell e Alan Shepard (Apolo XIV – fevereiro de 1971); David Scott e James Irwin (Apolo XV – agosto de 1971); Charles Duke e John Young (Apolo XVI – abril de 1972); Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apolo XVII – dezembro de 1972).
  14. Alan Shepard tinha 47 anos na época. Detém o recorde de ter sido o homem mais velho a pisar na Lua. James Irwin foi o primeiro dos 12 homens a falecer, em 1991, vítima de uma crise cardíaca. Tinha 61 anos. Eugene Cernan e Harrison Schmitt bateram o recorde de permanência na superfície da Lua: 75 horas.

Leia também:
Quantos homens já pisaram na lua?
10 curiosidades sobre a Lua

Artigos Relacionados

Neil Armstrong

Neil Armstrong

1. Neil Alden Armstrong nasceu em 5 de agosto de 1930 na cidade de Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos. Foi o primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969.   2. Armstrong voou de avião pela primeira vez aos 6 anos, em 1936.   3. Em 1955, ele se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *