Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Columbia, o primeiro ônibus espacial

24 de abril de 2019

 

  • O ônibus espacial Columbia foi a primeira aeronave do gênero construída pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) a ser lançada no espaço. Antes dela, foi construído um modelo para testes chamado inicialmente Constitution. A Nasa decidiu mudar seu nome para Enterprise, mesmo nome da nave espacial do seriado norte-americano Jornada nas Estrelas, após receber milhares de cartas de fãs do programa.
  • O voo inaugural da Columbia ocorreu em 12 de abril de 1981.
  • Com ela, teve início a era das naves de uso contínuo, que veio a suplantar os foguetes, de construção muito cara.
  • Seu nome é uma homenagem ao barco que, em 1792, passou por perigosos bancos de areia na boca de areia e chegou ileso ao que é hoje a British Columbia, no Canadá.
  • Em 1992, a Columbia sofreu uma reforma que custou 70 milhões de dólares. Com as modificações, a nave ganhou uma cabine nova, mais leve e que utilizava menos eletricidade, além de maior proteção contra o calor nas asas.
  • A última missão da Columbia teve início em 16 de janeiro de 2003. Era a 28ª viagem da nave e 113ª missão da Nasa com ônibus espaciais.
  • Neste voo, fazia parte da tripulação Ilan Ramon, primeiro astronauta israelense a ir para o espaço. Ele era filho de um sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Os outros astronautas eram Rick Douglas Husband, William C. McCool, Michael Anderson, Laurel Blair Clark, David Brown e Kalpana Chawla.
  • A Columbia explodiu quando sobrevoava o Texas (EUA) em 01 de fevereiro de 2003, pouco depois de reentrar a atmosfera da Terra. Quando ocorreu o acidente, a nave estava a 21,2 mil quilômetros por hora, 60 quilômetros de altura e com 57 graus de inclinação. A distância para a pista de pouso, em Cabo Canaveral, na Flórida, era de 2.254 quilômetros de distância. Os sete astronautas da tripulação morreram.
  • Pouco depois da tragédia, já havia pessoas oferecendo destroços do ônibus espacial no site de leilão eBay.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Ônibus espaciais

Ônibus espaciais

    O ônibus espacial é uma espaçonave parcialmente reaproveitável desenvolvida pela Nasa. Antes de idealizar o veículo, a Nasa realizou testes com um protótipo acoplado em um avião Boeing, que foi adaptado para voos de grande altitude. O primeiro ônibus...

10 curiosidades sobre missões espaciais

10 curiosidades sobre missões espaciais

1. Os últimos dias de janeiro e os primeiros de fevereiro não guardam boas lembranças para os astronautas. Três acidentes aconteceram em uma mesma semana, mas em anos diferentes. No dia 27 de janeiro de 1967, o ônibus espacial Apollo1...

10 curiosidades sobre a Nasa

10 curiosidades sobre a Nasa

1. A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) foi fundada em 1958. Três anos depois, em 1961,criou-se o centro espacial norte-americano Johnson Space Center. 2. O local funciona como núcleo de pesquisa, realização e comando de voos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This