Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Marcos Pontes

24 de abril de 2019

 

  • Nascido na cidade paulista de Bauru, ele começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar a pagar as despesas com educação, exercendo a função de eletricista durante um curso profissionalizante do Senai.
  • A carreira na aviação começou em 1981, quando entrou para a AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP). Sem dinheiro para pagar o curso preparatório e iniciar o curso na academia, Pontes teve a ajuda de professores do colégio público onde estudou que lhe forneciam materiais e tiravam suas dúvidas. Em 1984, se formou piloto militar.
  • O brasileiro continuou seus estudos no Gite (Grupo de Instrução Tática e Especializada), na Base Aérea de Santa Maria, no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e Unifa (Universidade da Força Aérea).
  • Após ser escolhido para ir ao espaço, o tenente-coronel da Força Aérea se mudou para Houston (Texas, EUA) com a mulher, Fátima, e os dois filhos. Em dezembro de 2000, após 2 anos de treinamentos no Johnson Space Center, foi declarado astronauta pela Nasa. Marcos Pontes também passou pela Naval Postgraduate School, na Califórnia.
  • Antes de embarcar, o astronauta fez testes de sobrevivência em ambientes hostis, experimentou o traje espacial pressurizado e participou de uma sessão de queda livre do avião por alguns segundos, para que ter a sensação de ausência de peso. Essa rotina de treinamentos aconteceu no centro Yuri Gagarin, na Rússia, também conhecido como Cidade das Estrelas.
  • Graças aos seus 25 anos de estudo, o astronauta brasileiro treinado pela Nasa também recebe os títulos de engenheiro aeronáutico, piloto militar, oficial de segurança de vôo, mestre em engenharia de sistemas e piloto de provas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This