Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Corrida espacial

24 de abril de 2019

 

2003
Fevereiro: o primeiro ônibus especial da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), Columbia, explodiu nos céus do Texas (EUA) depois de reentrar a órbita terrestre. Ele deveria pousar em Cabo Canaveral, na Flórida. Os sete tripulantes morreram.

2004
Janeiro: Em 2004 os robôs Spirit e Opportunity pousaram em lados opostos da superfície marciana para estudar o solo, a atmosfera e a geologia de Marte. A previsão dos engenheiros da NASA era que os robôs durassem cerca de 3 meses, mas ainda estão em plena atividade.

Junho: O piloto de testes Michael Melvill realizou o primeiro vôo particular ao espaço. A façanha foi realizada com a nave SpaceShipOne, projetada e montada com o patrocínio do co-fundador da Microsoft Paul Allen. Melvill chegou a 120 metros acima dos 100 quilômetros que se convencionou ser a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço.

2005
Janeiro: No dia 14, a sonda Huygens pousou em Titã, a maior lua de Saturno, situada a 1 bilhão de quilômetros da Terra. Este foi o pouso mais distante realizado por uma máquina do gênero. As primeiras fotografias do satélite revelaram a presença de materiais líquidos em sua superfície (metano e etano). Também foram registradas erupções de criovulcões, que espelem material gelado.

Julho: Dois anos depois do acidente com a Columbia, a Nasa concluiu os preparativos para o lançamento do ônibus espacial Discovery. Um dos objetivos da missão era mostrar que haviam diminuído os riscos de falhas no desenvolvimento destes tipos de veículos.

2008
Maio: A sonda espacial Phoenix chegou ao pólo norte de Marte no dia 25 de maio de 2008 depois de viajar por 10 meses no espaço interplanetário. A última missão desse tipo com sucesso ocorreu em 1976. Phoenix tem como missão buscar sinais de água e substâncias orgânicas no planeta vermelho. A missão custou 457 milhões de dólares para a NASA, que contou com ajuda canadense.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This