-
- Por causa de sua cor vermelho-sangue, este planeta recebeu o nome de Marte, o deus romano da guerra.
- É o quarto planeta do sistema solar, e está mais próximo da Terra do que do Sol.
- A distância entre a Terra e Marte varia de acordo com a época do ano. O movimento de translação — ao redor do Sol — faz com que Marte fique a até 300 milhões de quilômetros da Terra. A cada 26 meses, no entanto, ele fica bem próximo, a 56 milhões de quilômetros, e muito mais fácil de ser observado.
- Trata-se do planeta com ambiente que mais se assemelha com o da Terra: a composição do solo é parecida e há água em seu subsolo.
- Grandes tempestades de poeira, formadas por ventos de até 500 km/h — mais fortes que um furacão na Terra — assolam o planeta. A atmosfera é muito rarefeita e, exatamente por isso, Marte não tem um “escudo” contra o resfriamento: a superfície é gelada, com temperaturas que variam entre 10 e 140 graus negativos.
- O Monte Olimpo, em Marte, é o maior vulcão do Sistema Solar, com 624 km de diâmetro e 25 km de altura. O vulcão, que é três vezes mais alto do que o Monte Everest, não está mais em atividade.
- Marte também possui calotas polares, que mudam de polo conforme as estações do ano. Elas são cobertas por uma neve diferente, composta não por água, mas por dióxido de carbono.
- Uma rocha de basalto de 30 centímetros de diâmetro encontrada na superfície do planeta foi batizada pelos cientistas de Pão de Açúcar por causa de sua semelhança com o cartão-postal carioca.
- Marte tem dois satélites naturais: Fobos (“medo”, em grego) e Deimos (“terror”). As pequenas luas, que mais parecem batatas, foram descobertas pelo astrônomo americano Asaph Hall em 1877. Deimos tem 15 km de comprimento por 12 km de largura, e fica a 23.459 km de Marte. Ela nasce a cada 132 horas e se move do leste para o oeste, como a nossa Lua. Fobos, que tem 26 km de comprimento por 22 km de largura, está mais próxima, a 9.378 km do planeta. Surge no horizonte a cada 11 horas e seis minutos. Assim, passa duas vezes por dia pelo céu e se move do oeste para o leste, cruzando com a trajetória de Deimos.
- Um dia de sol em Marte é 3% mais longo que aqui, ou seja, tem 24 horas, 37 minutos e 23 segundos. O ano marciano, que é o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno do Sol, possui 669 “sóis” (ou dias).
- Por causa de sua cor vermelho-sangue, este planeta recebeu o nome de Marte, o deus romano da guerra.