Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que o pão cai sempre com a manteiga virada para baixo?

24 de abril de 2019

Segundo o professor de matemática Luiz Barco, não é azar: é ciência. Antes de mais nada, é preciso dizer que não é “sempre”. Porém, em muitos casos a máxima se aplica.

Para começar, deve-se explicar o conceito de centro de massa: toda matéria (ou seja, qualquer coisa) tem um ponto que concentra a massa dessa matéria. Em geral, este ponto fica no centro dos objetos.

No caso de uma fatia de pão, o centro de massa também fica no centro da matéria. Porém, quando se passa manteiga em um dos lados, esse lado fica mais pesado e o centro de massa se desloca para esta metade. A densidade maior faz com que este lado esteja sempre mais propenso a se dirigir ao chão em caso de queda.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A origem dos bolinhos madeleines

A origem dos bolinhos madeleines

As madeleines têm uma função muito importante na monumental obra de Marcel Proust. "Em busca do tempo perdido", o autor francês utiliza o momento em que a tia mergulha um bolinho na xícara de chá para evocar saborosas lembranças. [yotuwp type="videos" id="7h9WokS7PoQ"...

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A origem do nome e da embalagem das batatas Pringles

A batata frita Pringles foi lançada no mercado americano em 1968. Até 1986, o nome tinha um apóstrofo (Pringle's). Depois virou uma palavra só. A escolha do nome foi bastante curiosa. Fizeram uma pesquisa na lista telefônica de Cincinatti. Encontraram no subúrbio da...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This