1. Terremotos ou abalos sísmicos são vibrações que se originam nas profundezas da Terra e se propagam até sua superfície.

2. Elas resultam de rupturas nas rochas por compressão ou tração na crosta terrestre.

3. Essas falhas geológicas provocam ondas sísimicas que se propagam pelas camadas do planeta, do seu hipocentro (ponto onde se inicia o terremoto) até o epicentro (ponto da superfície onde o terremoto se manifesta). Além das falhas, a atividade vulcânica também podem provocar abalos.

4. A maior parte dos tremores ocorre nos limites das faixas que compõem a crosta da Terra. Como elas estão dispostas sobre uma camada de magma derretido, costumam se chocar, e é em suas beiradas que se concentram os terremotos.

5. O interior das placas, por outro lado, sofre menor pressão. Isso explica porque os países que se localizam nestas regiões não enfrentam grandes terremotos. É o caso Brasil, que está no meio da placa Sul-Americana. Mas engana-se quem acha que não há abalos sísmicos em terras brasileiras. Eles ocorrem sim, mas como ficam na casa dos 4 pontos na escala Richter, não acarretam efeitos observáveis na superfície.