Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a origem do fuso horário?

20 de fevereiro de 2010

Termina daqui a pouco, à meia-noite, o horário de verão. Todos gostam, pois o dia fica mais longo. O colaborador César Monteiro falou sobre isso no “Você é Curioso?” de hoje:

De onde veio os fusos horários? As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso refere-se a uma velha peça de relógio onde se enrolava a corda. Já por volta de 1300, usavam-se o tempo solar aparente, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. As formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas. Na Venezuela, adota-se um fuso de meia hora, enquanto na China, um país enorme, que poderia abranger quatro fusos horários, todos precisam usar o horário de Pequim. O site curioso de hoje é o 24timezones.com.  Nesse site eu descobri que existem cidades como Katmandu, no Nepal, que adotam horários quebrados em 3/4 de hora.  Aí sim que dá confusão.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Visionário

    Não precisamos ir longe. O semi ditador Hugo Chávez, da Venezuela, adotou horário de verão, com quebra de 30 minutos. Coisa de Socialismo bolivariano.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This