Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os vulcões no Brasil

5 de agosto de 2020

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas oceânicas como Trindade e Fernando de Noronha. A cidade de Poços de Caldas (MG) está localizada na cratera de um antigo vulcão que desmoronou. É por isso que a cidade é circular.

O vulcão mais antigo encontrado no Brasil está localizado a 1.600 km de Belém, na bacia do rio Tapajós. Possui 1,85 bilhões de anos, 22 km de diâmetro e deu origem a grandes depósitos de ouro, cobre e molibdênio. Em suas bordas, a caldeira vulcânica apresenta outros pequenos vulcões, surgidos devido à pressão do magma.

Leia também:
Curiosidades sobre vulcões
A fúria dos vulcões

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

Como se formam os tsunamis

Como se formam os tsunamis

A parte mais externa da superfície rígida da Terra (litosfera) é formada por fragmentos, as chamadas placas tectônicas. Como elas se movem sobre uma camada de magma derretido, costumam ou se deslocar paralelamente (processo de subducção) ou colidir. Esses movimentos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This