Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os 10 maiores países do mundo

24 de abril de 2019

1. Rússia
A Rússia, com 17.075.400 km2, é o maior país do mundo. Lá, vivem 143 milhões de pessoas, que falam russo. As religiões predominantes são o cristianismo, o islamismo, o budismo e o judaísmo. A capital da Rússia é Moscou, e a moeda local é o rublo. 1 rublo corresponde a 6 centavos de real.

2. Canadá
O segundo maior país do mundo tem uma área de 9.976.139  km2. O país tem a maior costa do mundo, com praias no Atlântico, no Ártico e no Pacífico. Apesar de ser maior do que os Estados Unidos, o Canadá só tem 11% do número de habitantes do país norte-americano. É um dos países com a menor densidade demográfica do mundo.

3. Estados Unidos
O terceiro maior país do mundo, com uma área de 9.826.930 km2, é dividido em 50 Estados, que variam consideravelmente de tamanho. O menor deles é Rhode Island, com 4.000 km2, enquanto o maior é O Alaska, que tem uma área de 1.717.854 km2. O Alaska tem a maior costa dos Estados Unidos, com 10.686 km2.  

4. China
Com 9.596.561 km2, a China é um pouco menor do que os Estados Unidos. Lá, vivem 1,3 bilhão de pessoas, que falam principalmente o mandarim (chinês convencional). As religiões predominantes são o taoísmo, o budismo, o cristianimo e o islamismo. A capital da China é Pequim, e a moeda local é o renminbi. 1 renminbi corresponde a 30 centavos de real.

5. Brasil
O Brasil tem 8.511.966 km2 de área. O quinto maior país do mundo tem 190 milhões de habitantes, que falam português. Esse número cresce 1,28% ao ano. A religião predominantes é a católica cristã, seguida por 70% da população. A capital do Brasil é Brasília, e a moeda local é o real.

6. Austrália
Com uma área de 6.762.924 km2, a Austrália é o sexto maior país do mundo. Sua população, no entanto, é pequena, se comparada à área. A Austrália é a única nação do mundo cujo governo controla um continente inteiro. A Oceania é, ao mesmo tempo, a maior ilha e o menor continente do mundo.

7. Índia
A índia tem uma área de 3.287.590 km2. O sétimo maior país do mundo fica na Ásia, entre o Paquistão, a China e o Nepal. Ao norte, a Índia é rodeada pela mais alta cordilheira do mundo, o Himalaia. A capital da Índia é a Nova Déli, e as maiores cidades do país são Bombai, Déli e Calcutá. Um bilhão de pessoas moram na Índia – depois da China, é o segundo país mais populoso do mundo.

8. Argentina
Com 2.776.889 km2, a Argentina é o oitavo maior país do mundo. Na América do Sul, só perde para o Brasil (tanto em área quanto em população). É lá que fica o maior pico do mundo fora da Ásia, o Aconcágua (6.960 metros de altura). A Agentina faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai, ao norte, e com o Uruguai e o Brasil, ao leste. 

9. Cazaquistão
O país da Ásia Central, localizado ao sul da Rússia e ao noroeste da China, tem 2.717.300 km2. Seu tamanho é equivalente à área da Europa Ocidental. O Cazaquistão, que tem 15 milhões de habitantes, conquistou sua independência em 1991. Antes disso, era uma colônia da Rússia.

10. Sudão
Localizado no sudeste da África, o Sudão, com 2.505.813 km2, é o maior país do continente. O norte do país é dominado por um vasto deserto, enquanto no sul, o clima é tropical. Lá, vivem 41 milhões de habitantes, população que cresce 2,1% ao ano. A grande maioria dos sudaneses (71%) segue a religião islâmica sunita.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This