Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Avalanches

24 de abril de 2019

 

  • São o principal obstáculo para quem quer escalar o monte Everest. Podem atingir 140 km/h, apesar de haver registros de deslizamentos que chegaram a 360 km/h. As mais lentas ficam por volta dos 30 km/h.
  • Apesar de não ser possível apontar com precisão o tamanho e a forma de uma avalanche, pesquisadores afirmam que as maiores possuem centenas de milhares de toneladas de neve. Além disso, seu volume vai aumentando conforme o bloco se desloca pela encosta da montanha.
  • É por isso que muitas das vítimas morrem com o impacto do deslizamento. Senão, soterrada embaixo de metros de neve, a pessoa, impossibilitada de se mexer ou pedir socorro, acaba sufocando.
  • Estima-se que o tempo médio de resistência é por volta de duas horas. Também não se conseguiu determinar o tempo levado para se formar uma avalanche. Algumas levam apenas horas; outras, vários meses ou até todo o inverno.
  • Caso você seja atingido por uma avalanche, livre-se de todo o equipamento possível. Quando apanhado pela neve, faça movimentos similares à natação, tentando se mover para os lados e para cima. No momento em que o deslizamento estiver parando, coloque as mãos à frente do rosto e procure ganhar espaço para respirar.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This