CICLONES E TORNARDOS

1. O ciclone é uma enorme coluna que carrega energia. Os cientistas ainda não conseguiram entender exatamente como ele se forma, mas a precipitação começa no oceano.

2. Envolto em uma grande massa de ar, o ciclone executa movimentos giratórios em torno de seu próprio eixo, vai mudando de lugar e pode chegar ao continente.

3. A precipitação deixa o mar revolto. O centro do ciclone fica com pouco ar e acaba sugando a água do mar, que passa a ocupar o meio da imensa coluna. Esse fenômeno é conhecido como tromba marinha. Quando o ciclone chega à superfície do continente, pode se transformar em um tornado.

4. O ciclone tropical recebe nomes diferentes de acordo com as regiões onde ele ocorre: é chamado de furacão quando acontece no Oceano Atlântico Norte, Oceano Pacífico Nordeste e no Oceano Pacífico Sul, a leste da longitude 160°E; de tufão, quando acontece no Oceano Pacífico Noroeste; de ciclone tropical severo, quando acontece no Oceano Pacífico Sudoeste, a oeste da longitude 160°E, e no Oceano Índico Sudeste, a leste da longitude 90°E; de tempestade ciclônica severa, quando acontece no Oceano Índico Norte; de ciclone tropical, se forma no Oceano Índico Sudoeste e de tornado.

5. O tornado é uma tempestade intensa, mas de proporção menor que um furacão. Ele forma uma coluna de ar localizada entre a base das nuvens e a superfície da Terra.

6. Os tornados costumam durar de 20 minutos a uma hora. São freqüentes nos EUA: o país costuma enfrentar cerca de mil deles por ano. Mas também acontecem no Uruguai, na Argentina e em algumas regiões do Brasil, principalmente no sul.

7. Os ventos das colunas de ar dos tornados podem chegar a 350 km/h. A intensidade é medida pela Escala Fujita, que vai de F0 a F6.

8. Tornados acima de F5 são raríssimos – a chance de ocorrerem é menor que 0,1%. Quando acontece em oceanos ou sobre lagos e rios, o fenômeno é chamado de tromba d’água.

9. Em 2011, a equipe de caçadores de tornados do cineasta Sean Casey construiu um veículo de 6,5 toneladas, capaz de atravessar tornados com ventos de velocidade de até 500 km/h.

10. Os tornados costumam ocorrer das 15h às 21h. É incomum que ocorram de madrugada ou pela manhã.