Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Lago Titicaca

24 de abril de 2019

 

  • Situado entre o Peru e a Bolívia, é o lago navegável mais alto do mundo, a 3.812 metros acima do nível do mar.
  • O Titicaca fica entre o Peru e a Bolívia – a cidade mais importante do lado boliviano é Copacabana e a principal do lado peruano é Puno.
  • O lago possui uma profundidade média de 107 metros.
  • Ao seu redor, nasceram as antigas civilizações tiahuanaco e incaica, que dependiam diretamente de suas águas frias e salgadas. O lago se formou com a água do mar que foi presa pela elevação dos Andes. Por isso, ela é levemente salgada, mas potável.
  • As ilhas flutuantes formadas pela totora (junco que lembra o papiro) servem de moradia para a tribo dos uros. A totora também é usada como alimento e material para a construção de barcos e cabanas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This