Curiosidades sobre vulcões

4 de agosto de 2020
  1. Todos os anos, 60 vulcões entram em erupção.
  2. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou 3.360 habitantes em Pompeia, na Itália, mais de 240.000 pessoas já morreram por causa das explosões.
  3. Só na erupção do Tambora (Indonésia), em 1815, ocorreram 92.000 mortes.
  4. Os vulcões são originados quando o magma sai das camadas profundas da Terra. Sua temperatura interior alcança 1000ºC. A lava, composta por rochas em estado fluido, pode atingir 1200ºC ao chegar à superfície, e escoar a até 15 km/h.
  5. Em 2010, o cineasta Geoff Mackley, na época com 44 anos, desceu 450 metros pela parede interior de um vulcão em erupção. O vulcão escolhido foi o Marum, em uma ilha no Oceano Pacífico. Mackley se preparou durante 10 anos para a perigosa missão. A 90 metros da lava borbulhante, o aventureiro foi o ser humano que já chegou mais perto do material (e sobreviveu). Para conseguir o feito, Mackley contou com uma roupa protetora de prata e galões de oxigênio.
  6. A superfície da Terra tem entre 500 e 600 vulcões. A maioria dos ativos está debaixo do mar.
  7. Quando um vulcão entra em erupção de maneira explosiva, pode arremessar fragmentos a vários quilômetros de altitude. O Monte Santa Helena (EUA), por exemplo, lançou cinza e fogo a 15.000 metros de altura. O vulcão Kilauea (Havaí) entra em erupção diariamente. Por sorte, elas não são explosivas, e as cinzas atingem no máximo 100 metros de altura.
  8. Um grande vulcão despeja uma quantidade média de lava de cerca de 0,5 m³/s. Durante uma erupção em 1975, o Augustine (Alasca) liberou 11,6 m³/s. Isso corresponde ao volume de 11 caixas d’água a cada segundo.
  9. O vulcão Kilauea, no Havaí, entra em erupção diariamente. Por sorte, essas erupções não são explosivas e as cinzas atingem no máximo 100 metros de altura.
  10. O Popocatepetl – que em asteca quer dizer “montanha fumante” – tem uma cratera de 612 metros de profundidade.
  11. O vulcão italiano Etna voltou a expelir lava no dia 1 de março de 2005. Segundo os estudiosos, isto ocorreu porque na segunda quinzena de fevereiro suas antigas fissuras foram reabertas, levando o Etna a voltar a atividade.
  12. No centro do parque de Yellowstone, que fica nos EUA, existe uma cratera de 70 quilômetros de diâmetro. O buraco é uma “cicatriz” de um vulcão de implodiu há milhares de anos.
  13. Alguns cientistas acreditam que a erupção do vulcão Toba, que fica na Indonésia, há 75 milhões de anos, tenha acabado com a Era do Gelo. Essa teria sido uma das grandes explosões vulcânicas, que de acordo com estimativas, acontecem a cada 100 milhões de anos.

Leia também:
A fúria dos vulcões
Os vulcões no Brasil

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

Como se formam os tsunamis

Como se formam os tsunamis

A parte mais externa da superfície rígida da Terra (litosfera) é formada por fragmentos, as chamadas placas tectônicas. Como elas se movem sobre uma camada de magma derretido, costumam ou se deslocar paralelamente (processo de subducção) ou colidir. Esses movimentos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *