Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 10 sítios arqueológicos espalhados pelo mundo

24 de abril de 2019

Vale dos Dinossauros, Sousa (Paraíba – Brasil)
O local detém três recordes mundiais de paleontologia: o maior número de trilhas (505), de espécies identificadas (51) e de camadas sedimentares com pegadas de animais pré-históricos (61). Ou seja, em nenhum outro local do mundo há um número tão grande de trilhas de tantos animais pré-históricos diferentes. Dessas trilhas, destacam-se três de tiranossauro rex, uma de pterodáctilo e uma de iguanodonte, com 55 metros de comprimento.

Serra Branca, São Rafael (Rio Grande do Norte – Brasil)
Em piscinas naturais escavadas na rocha pelas águas da chuva, encontram-se fósseis dos animais que existiam no Nordeste no período glacial, chamados megafauna, tais como: preguiças e tatus gigantes, mastodontes e tigres-dente-de-sabre, entre outros.

Lajedo de Soledade (Rio Grande do Norte – Brasil)
Região de rocha calcária formada por cânions com até oito metros de profundidade que abriga a maior concentração de arte rupestre – pinturas pré-históricas com idade entre 3 mil e 5 mil anos – num único local do Nordeste. Diversos fósseis de animais pré-históricos também foram descobertos na região. Um museu exibe os achados arqueológicos do local e das redondezas.

Ingá, Cariri (Paraíba – Brasil)
Nesta região já foram descobertos 59 sítios com pinturas rupestres e 25 com gravuras provavelmente feitas pelos índios cariris entre 3.000 e 10 mil anos atrás. Por toda a região é possível encontrar vestígios da presença desses antigos moradores e de animais pré-históricos. Grandes blocos de granito, morros e pequenos lagos esculpidos na rocha compõem uma das paisagens mais belas do Nordeste.

Cavernas de Altamira (Santander – Espanha)
Célebres cavernas localizadas na região de Santander, litoral norte da Espanha, onde podem ser encontradas pinturas representando animais pré-históricos como bisontes e mamutes, além de cenas de caça. Essas pinturas foram feitas nas paredes de pedra das cavernas pelos primitivos habitantes da região, e datam do final do período Paleolítico, cerca de 12 mil anos antes de Cristo.

Grutas de Lascaux (Lascaux – França)
As grutas de Lascaux, localizadas nas vizinhanças da cidade de Lascaux, sudoeste da França, são consideradas as mais belas cavernas com pinturas pré-históricas no mundo. As cavernas contêm mais de 1.500 pinturas representando animais – cavalos, bisontes, mamutes e até rinocerontes – e algumas dessas pinturas chegam a ter cerca de 30 mil anos, segundo as datações mais recentes.

Big Brook (New Jersey – Estados Unidos)
O sítio arqueológico fica a uma hora da cidade de Nova York. Concentra fósseis de animais do período cretáceo, que habitaram o planeta entre 66 e 75 milhões de anos atrás. Podem ser encontrados dentes de tubarões, de mosassauros e de um peixe extinto chamado Enchodus.

Westmoreland State Park (Virginia – Estados Unidos)
Às margens do Rio Potomac, podem ser encontrados fósseis de animais do período do Mioceno. Há uma variedade de dentes de tubarões, mas o achado mais impressionante é o dente do megalodonte, um tubarão gigante extinto. A peça pode atingir o tamanho da palma da mão humana. Há também dentes de crocodilos, raias e baleias.

Caesar Creek State Park (Ohio – Estados Unidos)
O local apresenta abundância de fósseis de animais do período Ordoviciano. Entre eles, há fósseis de trilobitas, caracóis, braquiópodes e gastrópodes. É possível conseguir uma autorização do parque para a coleta dos fósseis.

Peace River (Flórida – Estados Unidos)
O rio concentra dentes de tubarões e de grandes mamíferos como camelos e mastodontes. Os visitantes podem alugar snorkels para procurar os fósseis ou buscá-los nas margens do rio. Os dentes de tubarão são liberados para coleta.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This