Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Organização social

24 de abril de 2019

1. Os grupos que se reconhecem como inuítas têm um estilo de vida muito parecido. Eles vivem em pequenas comunidades formadas por famílias aparentadas entre si. “Para evitar as relações consanguíneas, eles adotam crianças e fazem também uma troca de esposas, que faz parte de um ritual”, explica Stephen Baines, professor de Antropologia da Universidade de Brasília.

2. Na sociedade inuíta, as tarefas são divididas conforme o sexo. A vida tradicional só começou a mudar a partir do século XVIII, com a chegada dos caçadores de baleias. “A partir de então, eles incorporaram danças, músicas e alguns costumes dos caçadores escoceses e americanos, sobretudo o comércio de peles, que ficou mais forte no início do século XX”, afirma o professor.

3. No entanto, as doenças trazidas pelos estrangeiros dizimaram boa parte da população inuíta. Ao mesmo tempo, missionários católicos e anglicanos foram apara a região, transformando ainda mais seu estilo de vida — em nome da religião, eles passaram a proibir o xamanismo, por exemplo.

4. A partir da década de 1950, os 700 grupos existentes se juntaram em 40 comunidades maiores para reivindicarem maior autonomia do governo. Hoje, eles pertencem a organizações como a Inuit Tapirisat, criada em 1962, no Canadá, que elege seus próprios conselheiros, que ocupam cargos semelhante aos de prefeitos de cidades.

5. Em 1999, foi criado mais um território inuíta no Canadá, Nunavut, que tem 350 mil quilômetros quadrados. Nessa área, eles possuem direitos sobre os royalties de recursos naturais, sobre a caça, e têm maior controle sobre a terra. A capital do território de Nunavut é Iqaluit, uma cidade que tinha 5 mil habitantes em 2001. Os inuítas do Canadá se reúnem aos da Groenlândia, Alasca e Rússia na Conferência Circumpolar dos Inuit, um grupo internacional que trata de assuntos e preocupações importantes do mundo ártico.

Livro conta a origem dos nomes dos países.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This