Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Polo Norte

24 de abril de 2019

1. O Polo Norte e o Polo Sul formam o eixo sobre o qual a Terra gira. As linhas imaginárias chamadas meridianos começam neles.

2. Não há terra sob a camada de gelo que cobre a região. A geleira do Ártico tem entre 2 e 3 metros de espessura e 13 mil pés de área. No inverno, chega a ficar do tamanho dos Estados Unidos.

3. Se você um dia visitar o Polo Norte, vai encontrar ursos polares, mas nunca pingüins. Essas aves habitam a extremidade sul da Terra.

4. A andorinha-do-mar, outra espécie típica do lugar, faz todos os anos a migração mais longa do mundo. Durante o inverno, a ave deixa o Ártico e voa 35 mil quilômetros para chegar ao Polo Sul.

5. A primeira pessoa a chegar ao Polo Norte foi o norte-americano Robert E. Peary, em 6 de Abril de 1909. Ele alcançou a região em um trenó.

6. O mês mais quente na extremidade norte do planeta é julho. Nessa época, a temperatura chega a 0º celsius. Em fevereiro, mês mais frio, ela cai para -35º celsius.

7. Apesar das temperaturas congelantes, o Polo Norte não é o lugar mais frio do mundo. O posto fica com o Polo Sul. Lá, a temperatura pode chegar aos -60º celsius. Há uma explicação para essa diferença. Como o gelo do Polo Norte apoia-se diretamente na água do mar, consegue absorver parte do calor gerado pelo oceano. No Polo Sul, há uma camada de terra entre o mar e o gelo, que impede essa troca de calores.

8. O Polo Norte fica metade do ano na escuridão, e a outra, na luz. O Sol nasce por lá no equinócio da primavera (21 de março). Depois, só se põe no equinócio de outono (21 de setembro).

9. A aurora boreal, vista no céu polar, consiste em descargas de elétrons e prótons emitidas pelo Sol, que se chocam com os átomos e moléculas existentes na atmosfera do local.

10. Apesar das condições ambientais quase desumanas, há tribos que vivem no Polo Norte. Os inuítes, por exemplo, habitam porções do Alaska e do norte do Canadá. Na fauna local, podem ser encontrados ursos polares, baleias orca, baleias beluga, renas, aves voadoras e até raposas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os esquimós

Os esquimós

1. Na verdade, o nome "esquimó" foi dado por um grupo rival desse povo, os Athapaskan, e é considerado ofensivo, pois significa "comedores de carne crua". 2. Por isso, eles se autodenominam "Inuit", que quer dizer "povo". Em português, "inuit" foi...

Organização social

Organização social

1. Os grupos que se reconhecem como inuítas têm um estilo de vida muito parecido. Eles vivem em pequenas comunidades formadas por famílias aparentadas entre si. "Para evitar as relações consanguíneas, eles adotam...

Vida sexual

Vida sexual

1. Conta a lenda que os líderes inuítas ofereceriam uma noite de amor com suas mulheres para dar as boas-vindas a seus visitantes. Mas será que isso acontece mesmo? 2. Segundo Stephen Baines, professor de Antropologia da Universidade de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This