Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Piauí

24 de abril de 2019

 

  • O Piauí foi o único estado do Brasil a ser colonizado do interior para o litoral. Assim se explica seu mapa: um Piauí largo na porção sul, que sobe afinando rumo ao extremo norte até ficar estreitíssimo no litoral. No século XX, um acordo de cavalheiros com o Ceará permitiu que o Piauí ganhasse um litoral, em troca de algumas terras ao sul do estado.
  • Inaugurada, em 1852, a cidade de Teresina foi a primeira capital planejada do país. O seu nome foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina.
  • Ao longo da história, o Piauí esteve às voltas com problemas na demarcação de suas divisas. Até 1714, as terras piauienses pertenceram a Pernambuco e Bahia. Depois, em 1715, a região foi anexada ao Maranhão e só conseguiu sua independência em 1811. As questões de divisa com o Maranhão e a Bahia, no entanto, ficaram emperradas e foram resolvidas apenas nas primeiras décadas do século XX. Com o Ceará, os problemas de limites territoriais permanecem sem solução. A zona em litígio entre os dois estados abrange uma área de mais de 2.600 km2 (duas vezes a cidade de São Paulo).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades da vegetação no Brasil

Curiosidades da vegetação no Brasil

O Brasil abriga 17% das florestas nativas do mundo e a maior parte das florestas tropicais, 34%. É também o campeão em área anual desmatada. Estão perdidos 15% da floresta amazônica e 93% da Mata Atlântica. Parte da devastação ilegal ocorre em áreas indígenas....

Região Norte

Região Norte

1. Durante a Semana Santa, os católicos de Belém fazem procissões que passam pelas sete igrejas históricas, que ficam na área central da cidade. 2. Um município vizinho, Barcarena, apresenta a mais famosa...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This