Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Ilha do Bananal

24 de abril de 2019

1. É a maior ilha fluvial do mundo.

2. Tem 20 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao estado de Sergipe ou 2 Jamaicas ou 117 ilhas de Manhattan (EUA).

3. Fica em Tocantins, a 250 quilômetros da capital, Palmas, e é banhada por dois braços do Rio Araguaia.

4. Um terço de sua área abriga o Parque Nacional do Araguaia, onde vivem a tartaruga-da-amazônia, o cervo-do-pantanal, o boto cor-de-rosa, a onça-pintada, o lobo-guará, o pirarucu e mais de 150 espécies de aves.

5. A ilha do Bananal tem quase 100 lagos, e três rios nascem e morrem dentro de seus limites. No restante da ilha há uma reserva indígena. Moram ali 1800 índios carajás, javaés, avás-canoeiros e tapirapés.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades da vegetação no Brasil

Curiosidades da vegetação no Brasil

O Brasil abriga 17% das florestas nativas do mundo e a maior parte das florestas tropicais, 34%. É também o campeão em área anual desmatada. Estão perdidos 15% da floresta amazônica e 93% da Mata Atlântica. Parte da devastação ilegal ocorre em áreas indígenas....

Região Norte

Região Norte

1. Durante a Semana Santa, os católicos de Belém fazem procissões que passam pelas sete igrejas históricas, que ficam na área central da cidade. 2. Um município vizinho, Barcarena, apresenta a mais famosa...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This