Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A árvore mais velha do Brasil

24 de abril de 2019

É um jequitibá patriarca, que fica no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa-Quatro (SP). Segundo o biólogo Manuel de Godoy, o jequitibá-rosa tem 3.020 anos. Em sua copa, de 39 metros de altura, vivem tucanos, macacos e cerca de 20 mil outras plantas. Os jequitibás são árvores nativas da Mata Atlântica brasileira, existentes apenas na Região Sudeste e em alguns Estados vizinhos. Saiba mais sobre essa árvore:

A árvore mede 39 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares.
A copa tem altura de 19,40 metros e diâmetro de cerca de 40 metros.
O tronco mede 19,60 metros.
2,40 metros de diâmetro a 13 metros do solo.
1,65 metro do solo, o diâmetro da árvore é de 3,6 metros e a circunferência, de 11,5 metros. Para abraçá-la é preciso reunir 10 homens.
A maior raiz vai a 18 metros de profundidade e a mais comprida atinge até 30 metros para o lado.
O peso total é de 264 toneladas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Curiosidades da vegetação no Brasil

Curiosidades da vegetação no Brasil

O Brasil abriga 17% das florestas nativas do mundo e a maior parte das florestas tropicais, 34%. É também o campeão em área anual desmatada. Estão perdidos 15% da floresta amazônica e 93% da Mata Atlântica. Parte da devastação ilegal ocorre em áreas indígenas....

Região Norte

Região Norte

1. Durante a Semana Santa, os católicos de Belém fazem procissões que passam pelas sete igrejas históricas, que ficam na área central da cidade. 2. Um município vizinho, Barcarena, apresenta a mais famosa...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This