Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

África do Sul

24 de abril de 2019

 

  • Situada no extremo sul do continente africano, a República da África do Sul tem 1.221.037 km² e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico.
  • A população é estimada em aproximadamente 50 milhões de pessoas. 70% são negros, 12% são brancos descendentes de holandeses e ingleses, 13% são euroafricanos, 3% são indianos e as outras etnias representam 2%.
  • Os principais centros urbanos são Cidade do Cabo e Johanesburgo.
  • Em 1948, o país adotou o Apartheid. Os brancos detinham o poder, e os outros povos viviam separados, sem igualdade de direitos. O regime foi abolido em 1990, por Frederik de Klerk, o último presidente branco.
  • Em 1994, foram realizadas as primeiras eleições livres depois do fim do Apartheid. O vencedor foi Nelson Mandela, principal representante da luta contra o regime de separação. O ativista era considerado terrorista pelo governo sul-africano.
  • Em 15 de maio de 2004, a África do Sul foi escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2010. Foi a primeira vez que um Mundial FIFA é realizado no continente africano.
  • Para divulgar a Copa de 2010, o Departamento de Turismo da África do Sul lançou a Diski Dance como a dança oficial da Copa do Mundo. Na coreografia, os passos imitam jogadas de futebol. O nome vem da palavra “ïdiski”, gíria que significa “partida de futebol” nas townships (semelhante às favelas brasileiras).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil

Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas...

A fúria dos vulcões

A fúria dos vulcões

Todos os anos, sessenta vulcões entram em erupção. Eles são responsáveis por tragédias marcantes da história da humanidade. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou milhares de habitantes em Pompeia, mais de 240 mil pessoas já morreram por causa das explosões. Só na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This